Fique ligado: carreira de Serviço Social ganha espaço em empresas

Recebemos aqui no blog uma dúvida da leitora Christiane sobre a implantação do Serviço Social dentro de uma empresa. A dúvida surgiu depois que ela leu o post Assistente Social em destaque, de 10 de agosto 2009. Para responder, tentamos entrar em contato com Kelly Hapuque, Assistente Social citada no post, mas infelizmente não conseguimos.

Além da Christiane, outros leitores também já perguntaram sobre o assunto aqui no blog. Em 2010, publicamos um post para responder às perguntas que também surgiram sobre a implantação do Serviço Social nas empresas.
Então, para ajudar a Christiane e quem possa se interessar, vamos colocar novamente este post de 2009 que, apesra da data, ainda está bem atual. Confira:

Eis o questionamento: como implantar o serviço social dentro de uma empresa? Para responder à pergunta feita, fomos atrás da Assistente Social, Kelly Hapuque, que explicou como é o processo de inserção de ações de Serviço Social dentro de uma fábrica.


De cara, ela já afirmou que não existem fórmulas, pois cada empresa é uma empresa e tem suas especificidades, mas há passos que oferecem uma base importante para a implantação de um trabalho em Serviço Social.


Kelly nos contou que o primeiro passo é identificar qual é o objetivo da atuação do Serviço Social na empresa em que você atua ou quer atuar. (…) “Em alguns locais o Serviço Social atua na área de Treinamento, outras na área de Recursos Humanos ou na área de Benefícios, entre outras áreas”, explica Kelly.


Kelly ainda diz que fazer pesquisas por meio de questionários é muito importante, pois eles revelam as necessidades apontadas pelos próprios funcionários. “A estrutura para os atendimentos deve ser montada com bastante cuidado, garantindo o sigilo profissional.”


O acompanhamento de portadores de necessidades físicas e os eventos socioeducativos promovidos, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, também são essenciais para o bom andamento do trabalho social dentro de uma empresa. “As demandas sociais é que conduzem a forma com que o serviço social se estrutura dentro de uma empresa”, conclui.

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