Fernando Pessoa: poeta de destaque nas obras da língua portuguesa

Hoje, comemora-se o aniversário de 123 anos de um dos maiores poetas da língua portuguesa: Fernando Pessoa. Mas, você o conhece?

Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, em 1888, e faleceu, em 1935, na mesma cidade. Além de obras em português, também escreveu em inglês e francês.

Em 1934, publicou Mensagem, seu único livro em língua portuguesa. Para suas obras, Fernando Pessoa utilizou-se de diversas autorias e trabalhou com ortônimo – quando utilizou seu próprio nome para assinar como autor – em Poemas para Lili, O Eu profundo e os outros Eus, Mar português, Autopsicografia e Amei-te e por te amar…, entre outros.

Já com heterônimos – quando utilizou outros nomes para assinar como autor – Fernando Pessoa era: Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.

Álvaro de Campos era um português de educação inglesa, influenciado pelo simbolismo e o futurismo. Já Ricardo Reis, outro heterônimo, era médico e escrevia com simetria e harmonia. O bucolismo – estava presente nas poesias, e defendia a monarquia e tinha interesse pela cultura latina.

Com Alberto Caeiro, o terceiro heterônimo, as poesias ganhavam formas simples, diretas e concretas e estão reunidas em Poemas Completos de Alberto Caeiro.

Entre as obras estão: Do Livro do Desassossego, Ficções do interlúdio: para além do outro oceano, Na Floresta do Alheamento e O Banqueiro Anarquista, entre outros. Além disso, escreveu também A barca, Aniversário, Autopsicografia e À Emissora Nacional, entre outros.

Tags:     ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *