Resumo: Golpe Militar de 1964

 

Você sabia que o Golpe de 1964 completará 50 anos no final deste mês? E, por isso, este é um dos temas que podem ser cobrados em vários vestibulares. Acompanhe nosso texto e saiba um pouco mais sobre o que aconteceu.

No começo da década de 60, o Brasil passava por uma grande agitação política. Após a renúncia de Jânio Quadros, assumiu o seu vice, João Goulart (conhecido como Jango). Ele defendia medidas consideradas de esquerda para a então política do país e planejava reformas de base que visavam reduzir as desigualdades do país. Entre as reformas, estavam a eleitoral, a bancária, a educacional e, principalmente, a agrária. As elites temiam que essas alterações afetassem seu poder econômico e adotaram algumas medidas para enfraquecer o presidente, como o parlamentarismo que, em 1961 e 1962, atribuiu funções do Executivo ao Congresso, dominado na época por representantes das elites. O regime presidencialista foi restabelecido em 1963 após um voto popular.

Para melhorar a crise econômica e a instabilidade política, Jango propôs reformas constitucionais, como controlar o dinheiro enviado ao exterior, dar canais de comunicação aos estudantes e permitir o voto para os analfabetos. Essas reformas aceleraram a reação das elites, criando condições para o golpe de 1964.

Porém, o grande acontecimento para que o Golpe Militar acontecesse foi em março de 1964, quando Jango determinou a reforma agrária e a nacionalização das refinarias estrangeiras de petróleo.

A elite não deixou passar e reagiu: a imprensa, o clero conservador e o empresariado organizaram, em São Paulo, a “Marcha da Família com Deus pela liberdade” que reuniu cerca de 500 mil pessoas. Eles renunciavam as tentativas de reforma da Constituição Brasileira e a defesa dos princípios da política do Brasil.

Então, em 31 de março daquele ano, os militares iniciaram a tomada do poder e a deposição de Jango. Em 2 de abril, João Goulart partiu de Brasília para Porto Alegre e Ranieri Mazilli assumiu a presidência. Após alguns dias, Jango se exilou no Uruguai.

AI-1 (Ato Institucional número 1) foi editado em 9 de abril de 1964 e foi um decreto militar realizado para depor o presidente e iniciar a cassação dos mandatos políticos. No mesmo mês, o marechal Castello Branco assumiu a presidência com um mandato até 24 de janeiro de 1967, iniciando a Ditadura Militar no país.

Amanda Liberato

Copesa/UNITAU

Autor /


16 Comentários

  1. patricia

    bom

  2. elena

    amo aprender historia pois e minha materia preferida amo

  3. Suelen

    Muito bom,consegue aprender.

  4. Marcemo

    Fiquei em recuperaçao em historia esse ano ;-;

  5. Vestibular unitau

    Poxa, Marcemo… Vamos melhorar isso aí, hein! #EstamosComVocê 😉

  6. Alda Lins

    Super válido! Essa é a nossa história da vida real.
    Abraços à equipe e parabéns pela dedicação!

  7. adevaldo

    muito legal isso eu gostei muito, pena que não tem mais sobre o assunto falta coisas eu acredito, mais infelizmente não contam tudo o que poderiamos saber sobre o assunto.

  8. giovana maeda

    Gostei Mt me ajudou bastante no meu trabalho valeu!!!
    ASS;Giovana!

  9. joao paulo

    fiquei em recuperacao

  10. giovana maeda

    AMEI!!!
    #Recomendo
    Mt bom me ajudou bastante

  11. giovana maeda

    AMEI!!!
    #Recomendo

  12. giovana maeda

    Valeu
    Mais um Site Confiavel!!!
    ASS;Giovana
    Abraços a todos Vcs!!!

  13. Vestibular UNITAU

    Olá, João Paulo!

    Se concentre e busque mais referências sobre a matéria que você ficou de recuperação, videoaulas também ajudam bastante. 😉
    Temos certeza que você ainda consegue um 10 no final do ano 🙂

  14. Diego

    O golpe de 64 foi um capítulo curioso na História do Brasil. Havia uma política anticomunista nos Estados Unidos, devido a Guerra Fria. Eram tempos que os Estados Unidos estavam investindo maciçamente contra os soviéticos, seja em tecnologia espacial, militar e influência econômica e política o redor do mundo.
    A CIA atuava com força na América Latina. Patrocinando ditaduras, grupos de Direita, golpes de estado. Aqui encontraram o ambiente propício para agir. Com grupos entre os militares tentando há tempos aplicar um golpe de estado no Brasil, esses grupos se tornaram aliados inestimáveis para avançar com seus planos.
    Somente a forma como João Goulart pode assumir (parlamentarismo), já mostra como esses setores estiveram atuando desde o início para reduzir o poder do presidente ou manter sua influência acima dos planos dele.
    A CIA passou a patrocinar a mídia para manchar cada vez mais a imagem de Jânio Quadros e João Goulart (também conhecido como Jango).
    Jango acabou não ajudando muito a opinião pública. Suas pretendidas reformas de base iam contra os interesses dos Estados Unidos e da direita brasileira. Havia uma confusão e medo profundo dos “comunistas”, no qual Jango era confundido com esses ideais. E em meio ao medo provocado no povo, os militares puderam aplicar o golpe de 64 e consumar a tomada de poder.

  15. Paula Alfradique

    Fico imensamente agradecida! Me ajudou muito em meu trabalho! Muito obrigada!

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *