#DicadeLeitura: “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector

 

Para ajudar os estudantes que já estão se preparando para o Vestibular, vamos dar dicas sobre os livros que serão cobrados na prova. Hoje é dia de saber um pouco mais sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector.

O livro foi publicado pouco antes da morte da autora, em1977. Ahistória é narrada por Rodrigo S.M., alter ego da autora, e retrata a jovem nordestina Macabéa, que tenta sobreviver na cidade grande. A narrativa é marcada pela presença dos conflitos existenciais da protagonista e do próprio Rodrigo S.M.

Em “A Hora da Estrela”, ficam visíveis algumas das principais características dos autores da terceira fase modernista no Brasil, como a utilização de análise psicológica mais aprofundada dos personagens, que revela o fluxo de consciência e o intimismo. Há também a preocupação por uma linguagem mais elaborada, com a presença das digressões, o uso inusitado da pontuação, ou mesmo a sua ausência, as metáforas e a metalinguagem.

Clarice Lispector é dona de um dos estilos mais peculiares e marcantes da nossa literatura. “O tom intimista é a marca dessa escritora, ou seja, o que fica evidenciado na ficção clariceana é a interioridade, aquilo que se passa internamente. Intimamente o tempo é psicológico”, disse a professora da UNITAU Deise Urias de Morais, especialista em Metodologia de Ensino e mestranda em Educação.

E então, se animou para ler o livro? Conheça os sonhos, as manias e os conflitos internos de Macabéa e se dê bem no Vestibular! 😉

 

Amanda Liberato

Copesa/UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *