“Enfermagem: a arte do cuidar, do humanizar”

Mais uma homenagem aqui no blog: 12 de Maio, Dia do Enfermeiro. Para apresentar um pouco sobre a profissão, entrevistamos a Enfermeira Thaisy Schmite, da Associação São Francisco de Reeducação e Socialização para Deficientes Intelectuais, de Tremembé. Thaisy, se formou em 2003, na Universidade de Taubaté (UNITAU) e já atuou no Hospital Regional de Taubaté, no Hospital Frei Galvão, em Pindamonhangaba, e na Prefeitura Municipal de Caçapava. Confira!

 

SAV – Por que você escolheu essa profissão?

Thaisy – Eu tinha muita vontade de fazer Medicina, mas acabei optando por enfermagem por ser uma área muito próxima. No primeiro ano tem muita teoria. No segundo ano, pelo fato de sair da sala de aula e de colocar em prática o conteúdo aprendido em estágios em hospitais, postos de saúde e asilos, eu comecei a me interessar mais pelo curso. Hoje, eu não me vejo fazendo outra coisa que não seja na área de Enfermagem.

 

SAV – O que é ser Enfermeiro para você?

Thaisy – Enfermagem é a arte do cuidar, de humanizar, de dar assistência e de se colocar no lugar do paciente, além de dar todo o apoio e suporte no tratamento, na socialização, na readaptação do individuo e do ambiente.

 

SAV – Como a UNITAU contribuiu para sua formação?

Thaisy – A UNITAU é super legal, sou o que sou hoje graças a ela! Tive a oportunidade de ter professores extremamente atenciosos e competentes. A Universidade é bem qualificada e bem estruturada, porque ela conta com o Hospital Universitário, com a Clínica de Pediatria, entre outros, possibilitando, aos estudantes, ter acesso a vários campos de atuação de estágio.

 

SAV – Quais são as áreas em que o profissional de Enfermagem pode atuar?

Thaisy – A Enfermagem possibilita a atuação em diversas áreas. Em um hospital, o profissional pode atuar como assistente ou supervisor de Enfermagem; já na parte administrativa, montando as escalas e quadro de funcionários e pode dar treinamento. Há a possibilidade de trabalhar em empresas, clínicas específicas e consultórios médicos, além de administrar manuais para restaurantes.

Dentro de uma instituição hospitalar, por exemplo, você tem vários setores de atuação: clínicas médicas, clínicas cirúrgicas, maternidades, entre outros. Então, o enfermeiro se envolve em todos os setores.

 

SAV – Qual dica você dá aos vestibulandos que desejam seguir a área de Enfermagem?

Thaisy – Que esses futuros enfermeiros não se limitem apenas ao que é aprendido em sala. Aproveitar todas as oportunidades que eles possam ter fora da sala de aula é essencial para adquirir experiência. Participar de eventos, palestras, oficinas ou estágios ajudam o profissional a crescer e a ganhar experiência. Nunca se limitar, também, a apenas uma área específica da Enfermagem, pois aperfeiçoar-se em outras áreas é um diferencial. Além disso, deve se acostumar a não ter uma rotina de trabalho, pois, a cada dia, temos um novo desafio.

 

*Por Caio Antidio

Aluno do curso de Jornalismo e estagiário da UNITAU 

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *