“Serviço Social: uma profissão dinâmica”

Hoje, dia 15 de maio, é o Dia do Assistente Social. Para comemorar a data, preparamos uma entrevista exclusiva para vocês aqui no blog do SAV com a Assistente Social Marcela Louzada. Em um bate-papo descontraído no Departamento Serviço Social da UNITAU, ela relembrou os tempos de faculdade e nos contou um pouco do cotidiano da vida de Assistente Social.

 

SAV – Onde você atua como assistente social?

Marcela Louzada – Hoje, eu trabalho na Unimed, com atenção familiar. Diariamente, nós realizamos algumas visitas em residências e nas instituições que atendem a empresa.No caso de Taubaté, o Hospital São Lucas, para resgatar e admitir os pacientes prováveis de atendimento na atenção domiciliar.

 

SAV – Por que você escolheu a profissão?

Marcela Louzada – O Serviço Social veio por acaso. Precisei ficar um tempo hospitalizada e, nesse tempo, comecei a ver a rotina da assistente social, identifiquei-me bastante com o trabalho, resolvi prestar o vestibular e iniciei os estudos.

 

SAV – Como é seu dia-a-dia?

Marcela Louzada – Serviço Social é uma profissão dinâmica, apesar de muitos estudos e da necessidade constante de atualização, mas é um trabalho muito dinâmico. Cada situação é um novo desenrolar. Cada novo dia é uma nova situação, um novo trabalho a ser feito. Na empresa em que trabalho, eu fiquei por um período na área de responsabilidade social, em que se realiza a elaboração de projetos que visam à sustentabilidade. Atualmente, trabalho na atenção familiar, fazendo visitas nas instituições para captação dos pacientes e visitas de acompanhamento, por meio de uma equipe multidisciplinar discutindo sobre os casos que vão aparecendo. O objetivo desse trabalho é minimizar o conflito do paciente com o ambiente hospitalar, finalizando a reabilitação na residência.

 

SAV – Como a UNITAU contribui para a sua formação?

Marcela Louzada – Eu sempre me identifiquei com a UNITAU. Eu fiz meu colégio e meu técnico na UNITAU e veio a calhar a faculdade. Identifiquei-me bastante com os cursos e professores. Desenvolvemos trabalhos, pesquisas e semanas de Serviço Social, coisas bem interessantes.

 

SAV – O que é ser Assistente Social?

Marcela Louzada – Ser Assistente Social é sempre buscar fazer com que o indivíduo tenha acesso aos direitos sociais, fazendo com que ele se sinta sujeito na sociedade e não apenas um indivíduo qualquer, sem direitos e deveres. Além de executar esse trabalho, de forma ética, trabalhamos para contribuir para a formação pessoal e profissional, fazendo com que o indivíduo se socialize. É uma profissão que nos fortalece demais enquanto cidadãos e me transformou como pessoa e como profissional. Antes eu era uma pessoa, depois do Serviço Social, sou outra.

 

SAV – Para o vestibulando que quer vir para a área, qual a dica você dá?

Marcela Louzada – Serviço Social é uma profissão muito ampla em diversos campos de atuação. Hoje, a gente pode atuar tanto no público, quanto no privado. No privado, a gente pode trabalhar com consultoria, em empresas, em ONGs e em instituições de saúde. É muito importante se dedicar, estudar e pesquisar bastante, fazer um estágio e estar sempre correndo atrás de bons profissionais. Um assistente social tem de ser dinâmico, porque nós somos colocados diante de situações nas quais precisamos ter uma desenvoltura grande para poder lidar com tudo isso. É uma profissão que você está sempre na luta, buscando também seus direitos como profissional.

 

*Por Allan Torquato

Aluno do curso de Jornalismo e estagiário da UNITAU

Autor /


8 Comentários

  1. Andreynna Moraes

    Me interesei muito pela profissão de Serviço Social, desde um em que eu fui no hospital e vi uma Assistente Social trabalhando e gostei muito. E também minha mãe queria muito trabalhar em serviços social vou fazer isso por mim por ela. Vou presta também vestibular para Tenente e Delegada se Deus quiser vou ser. QUE DEUS MEU PAI ME AJUDE AMEM….

  2. vivian

    Que legal Andreynna! Boa sorte!! 😀

  3. lucilene

    Me interessei muito pela profissão de Serviço Social,no meu local de trabalho eles necessitam muito de uma assistente social! já estou estudando e gostando muito dessa área…..

  4. vivian

    Bom dia, Lucilene,

    Que bom que você está feliz com a sua escolha profissional! 🙂

  5. Estela Mary Tiossi

    Eu gostaria de cursar faculdade de assistente social,tenho quatro filhas já formadas e gostaria de fazer mas já tenho 59 anos será k e possível?

  6. vivian

    Olá, Estela!

    Claro que é possível! Se quiser, pode se inscrever no Processo Seletivo para ingresso em agosto. As inscrições terminam hoje e podem ser feitas no aqui 🙂
    Qualquer dúvida, por favor, ligue no (12) 3625-4110. 😉

  7. Elaine Ramos

    Ola!Estou estudando serviço social,fui pro 5
    Semestre,estou atras de estagio.Me identifico com o s.social ,pelo fato de fazer parte do nosso cotidiano.Quando andamos pela cidade oque vemos,e muitos jovens,necessitdos de serem inclusos na sociedade,criancas na rua,hospitais super lotadas,falta de seguranca,como nao vermos a questao social.Tem que existir alguem que oriente a populacao fazer parte da sociedade e procura seus direitos e deveres.,percebo desde ja que e um trabalho arduo,mais pra quem ama a profissao ,e Enriquecedor pra quem ama o desafio!!!!

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *