Alunos de Medicina realizam campanha de combate à hipertensão

Os estudantes do curso de Medicina da UNITAU estão tendo a oportunidade de colocar em prática um pouco do que é aprendido em sala de aula. Está sendo realizada até amanhã, dia 11 de maio, a Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes, na Praça Dom Epaminondas, em Taubaté.

O projeto conta com a participação dos alunos do 1º, 2º e 6º anos. O aluno Khalil Smaid, um dos supervisores do evento, ressalta a importância da participação dos estudantes. “É a primeira oportunidade que os alunos do 1º ano têm para praticar os exames básicos de Medicina e ter o contato com os pacientes”, explica.

O evento é dividido em três etapas. Primeiramente, é realizada a anamnese, uma entrevista feita pelo profissional de saúde com o paciente, para descobrir todo o histórico relacionado às doenças. Em seguida, o paciente é encaminhado para realizar o exame de pressão arterial. Por último, é realizado o exame de glicemia, para avaliar os níveis de glicose no sangue e averiguar indícios do diabetes.

Os visitantes do evento estão aprovando o trabalho dos futuros médicos. “São muito atenciosos e estão exercendo um ótimo trabalho”, afirma Fernanda da Silva Luiz, que diz sempre participar de atividades relacionadas à saúde.

Além desse evento, ao longo do ano, o Departamento de Medicina da UNITAU realiza outras atividades, como a campanha de doação de sangue, a campanha de amamentação e o Hospital do Ursinho. ”O Hospital do Ursinho é uma maneira de a criança perder o medo de médico e de hospitais. A criança traz um ursinho e a gente cuida dele durante uma semana”, explica a estudante Luiza Sizene de Carvalho Ribeiro, aluna do 2º ano.

 

*Por Caio Antidio

Aluno do 2º ano de jornalismo e estagiário da UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *