Quero fazer Medicina. E agora?

Como saber se um curso é reconhecido?

Ao escolher um curso de graduação, são levados em conta fatores financeiros e geográficos, por exemplo. Mas muito mais importante que isso é saber se o curso que você vai iniciar é reconhecido e credenciado pelos órgãos reguladores da Educação em nosso país.

O que é o reconhecimento e o credenciamento, e por que são importantes?

Quando um curso é reconhecido, o diploma expedido por ele é válido em todo o país. Para obter o reconhecimento, o curso precisa ter concluído mais de 50% de sua carga horária.

Outro fator importante é saber se o curso é credenciado pelo MEC. Essa avaliação é importante, pois garante a autorização do oferecimento do curso. Nas universidades, o prazo máximo de recredenciamento é de 5 anos.

Tradição no ensino da Medicina

O curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) teve início em 1967, então como Faculdade de Medicina de Taubaté. O reconhecimento do curso veio em 1973 e, desde então, se mantém pelo tempo máximo de 5 anos.

A qualidade de ensino também é validada por outros órgãos, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que, por meio de uma prova aplicada anualmente, manteve o curso de Medicina da UNITAU entre os dez melhores do Estado.

Conhecimento na prática

São 31 Ligas acadêmicas que atuam em diferentes especialidades da Medicina. Na última semana, os estudantes da Liga de Otorrino realizaram atendimento em uma praça de Taubaté. As ações acontecem tanto na cidade quanto nos municípios vizinhos.

Além de ter à disposição diversos laboratórios, com peças originais e boneco de simulação para a realização de atividades, os estudantes têm aulas em Postos de atendimento médico e odontológico (Pamo) e em Unidades básicas de saúde (UBS) e oportunidades de estágio no Hospital Universitário, o que os coloca em situações reais de atendimento que vão vivenciar durante a profissão.

Inscrições abertas: anote na agenda!

As inscrições para o curso de Medicina abrem no dia 26/04 e a taxa é de R$380.

Confira as datas:

Prova da 1º fase: 16/06
Resultado: 24/06

Prova da 2º fase: 30/06
Resultado: 10/07

Matrícula: 15 e 16/07
Início das aulas: 01/08

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *