É hora de se planejar

        As aulas estão de volta e é hora de organizar os estudos, planejar as atividades e se  preparar para a rotina de vestibulando: diversas matérias e livros para se dedicar ao longo do ano. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você não se perder.

        Para começar, você precisa decidir quais serão as atividades que fará em 2011, em quais horários e por quanto tempo vai se dedicar a cada uma delas. Estipular um tempo mínimo e máximo para cada atividade também ajuda bastante. E tem que planejar os momentos de lazer e de descanso, afinal, não adianta estudar sem parar, pois isto pode prejudicar o seu rendimento. “O mínimo que o aluno deve se dedicar em casa é 10% do tempo que ele fica em sala de aula, mas isso pode variar de acordo com a dificuldade de cada um, explica a pedagoga Thaís Lanza Brandão Pinto, da UNITAU.

        A partir disso, você pode montar um cronograma com as atividades e planejar como será sua semana, mês ou até ano. Mas não se esqueça de deixar 15 minutos de intervalo depois de estudar por cerca de 50 minutos. “É muito importante parar quando começar a perder a concentração, pois este já é um sinal de cansaço. Tem que parar um pouco e, depois, voltar”, completa Thaís.

Exercícios

Dedicar um tempo para resolver exercícios também é fundamental. Muitas vezes, para compreender o raciocínio exigido, é preciso praticar. Aqui no blog disponibilizamos as provas do Vestibular UNITAU de anos anteriores para que você possa treinar e se preparar.

Leitura obrigatória

Livros! Esta é, sem dúvida, a parte que os vestibulandos mais se atrapalham. Para se organizar, o importante é ler todos os livros que conseguir ao longo do ano. Além disso, durante a leitura, você pode fazer resumos para te ajudar na reta final do vestibular com características da obra e dos personagens, o tipo de narração, o estilo do autor, etc. “O melhor resumo para se ler é aquele que o próprio aluno faz, porque reforça o conhecimento obtido”, afirma Thaís.

Atualidades

Se manter antenado também deve fazer parte da rotina dos vestibulandos. E nessas horas, vale buscar o veículo que mais te agrada: rádio, TV, jornais, revistas e a internet. Aqui no Blog, por exemplo, vamos te ajudar a se atualizar sobre os acontecimentos durante o ano. Outras dicas, você pode conferir pelos sites do Guia do Estudante, Terra e Folha.

       E você? Já se planejou para retomar os estudos? Deixe o seu comentário e conte pra gente!

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *