Quero fazer Serviço Social, e agora?

O assistente social é o profissional que luta pelos direitos humanos. Ele vai lidar com questões sociais e planejar ações com o propósito de melhorar as condições de vida de crianças, de adolescentes e de adultos, portanto deve ser crítico, responsável e assumir o compromisso com a cidadania.

Desde 1983, a Universidade de Taubaté (UNITAU) forma profissionais com esse perfil no curso de Serviço Social, que é reconhecido em nível nacional, pela tradição no Vale do Paraíba e pela excelência do corpo docente, atingindo quatro estrelas, no Guia do Estudante, e nota máxima, no ENADE. Ao longo de oito semestres, o aluno se torna apto a analisar e a interpretar realidades sociais, além de formular e implantar propostas para melhorá-las.

A boa avaliação do curso somada à localização privilegiada da Universidade foi fator determinante para Lilian Zanca escolher fazer sua graduação na UNITAU. Ela cresceu na zona rural e sempre se incomodou com a falta de políticas locais para crianças e adolescentes, então o Serviço Social foi sua primeira opção: “Ter conhecimento para conseguir analisar as questões dos direitos das pessoas e poder fazer algo a respeito, essa foi minha motivação”.

Lilian relembra as atividades oferecidas e escolhe o estágio como peça-chave para o crescimento na profissão. “No último ano, participei da capacitação de profissionais em alguns municípios e isso foi fundamental”. Ela ainda elogia o corpo docente, que, desde o início do curso, é composto somente por mestres e doutores. “Os meus professores tinham uma experiência vasta de atuação, isso também ajudou muito”.

O estágio é uma das ferramentas mais usadas pelos alunos para a boa formação, mas não é a única oferecida pela UNITAU, como explica a coordenadora do curso, a Profa. Dra. Lindamar Faermann. “A Universidade proporciona experiências diversas com atividades integradoras previstas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss). No ano de 2015, foi criado o Laboratório de Supervisão de Estágio para aproximar o aluno do exercício profissional. Temos, também, três grupos/núcleos de pesquisa, além da realização de viagens pedagógicas e de eventos que promovem o debate acerca das demandas contemporâneas da sociedade”.

Lilian, atualmente, é coordenadora técnica do Centro Dia do Idoso e muito apaixonada pela profissão. “Serviço Social é um curso que mexe muito com a vida da pessoa. Existe uma Lilian antes e uma depois da faculdade”.

 

Marina Lima

ACOM/UNITAU

Foto: Marina Lima

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *