Tem dúvida sobre o significado de algum termo usado no Vestibular? #UNITAUExplica

Minidicionário - Vestibular UNITAU

Vestibular de Inverno, edital, vagas remanescentes, licenciatura, bacharelado, etc. Uma verdadeira lista de termos está presente no cotidiano dos vestibulandos… mas será que todo mundo sabe o que essas palavras significam? E você, conhece esses termos? Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, preparamos um minidicionário do vestibulando. Confira!

Vestibular de Inverno: é aquele vestibular oferecido no meio do ano. Nesse processo seletivo, os candidatos aprovados iniciam as aulas no 2º semestre do ano em que prestou a prova.

Vestibular de Verão: é o processo seletivo realizado no final do ano. Para os aprovados no processo seletivo de Verão, o ingresso acontece no início do ano seguinte, ou seja, quem fez o Vestibular de Verão UNITAU em dezembro de 2014 começou suas aulas em fevereiro de 2015.

Vestibular Tradicional: esse é um tipo de processo seletivo, outras modalidades são os agendados e os on-line. Esse modo de avaliação acontece tanto em Vestibulares de Verão quanto nos de Inverno, e baseia-se na aplicação de provas objetivas e/ou dissertativas em dias e horários pré-estabelecidos pela instituição de ensino.

Edital: é o documento que traz todas as informações e regras a respeito do vestibular. É no edital que estão presentes informações como: horário de início e término das provas, períodos de inscrições, conteúdo das provas, critérios de correção das provas, entre outras observações.

Manual do candidato: diferentemente do Edital, o manual traz informações ligadas diretamente ao candidato, tais como: conteúdos das provas, documentos necessários, o que levar e como se portar na hora da prova, pesos de cada disciplina, data da divulgação dos gabaritos e resultados, período de matrículas, ou seja, é no Manual que se encontra o cronograma completo de realização de cada processo seletivo.

Pesos das disciplinas: para cada área do conhecimento há uma quantia de pontos que varia de acordo com o curso para o qual você está prestando a prova, ou seja, quem presta vestibular para cursos de biociências, por exemplo, tem peso 3 nas questões de Biologia e Química, enquanto para os de exatas, Matemática e Física é que correspondem a esse valor.

Prova tradicional: É a prova realizada em fase única ou em até três fases, dependendo da instituição de ensino. A avaliação pode ser aplicada em formato de múltipla escolha, redação ou questões dissertativas. Na Universidade de Taubaté, os vestibulares de Medicina acontecem em duas fases: a primeira composta de questões de múltipla escolha e a segunda por questões dissertativas mais a redação. Já para os outros cursos, a prova é realizada em uma única fase, constituída por questões de múltipla escolha e redação.

Período de inscrições: Período no qual o candidato deve, de acordo com as instruções da instituição de ensino, realizar suas inscrições, seja de forma on-line (pela internet) ou presencial.

Inscrição on-line: realizada pela internet, por meio da página da instituição de ensino.

Concorrência ou relação candidato x vaga: quantidade de candidatos para cada vaga do vestibular.

Gabarito: respostas das questões das provas dos vestibulares. Geralmente, é divulgado ao final do dia de aplicação da prova.

Vagas remanescentes: quantidade de vagas restantes após o período de matrícula dos aprovados em primeira chamada.

Lista de espera: colocação dos aprovados no vestibular, mas que, na classificação, ficaram fora no número de vagas oferecidas para o curso de interesse.

Universidade: é a instituição de ensino superior responsável pela efetivação de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em uma universidade, pelo menos, um terço dos professores possui titulação acadêmica de mestrado ou doutorado. Além disso, um terço dos professores dessas instituições trabalha em regime de tempo integral.

Faculdade: também são instituições de ensino superior, mas, ao contrário das universidades, não possuem autonomia para criação de programas de ensino e precisam pedir autorização ao MEC para o lançamento de um novo curso. Além disso, as faculdades não precisam atuar nos três campos (ensino, pesquisa, extensão), o que limita, em muitos casos, a atuação dessas instituições ao ensino. Essas instituições diferem-se das universidades, também, por poderem atuar apenas em um número restrito de áreas do saber.

Licenciatura: tipo de graduação que permite ao licenciado atuar como professor da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Bacharelado: tipo de graduação na qual o formado pode atuar em diversas vertentes de uma mesma profissão após o término do curso – menos na docência.

FIES: O Fundo de Financiamento Estudantil é o programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamentos de até 100% nas mensalidades a estudantes matriculados em cursos superiores presenciais e não gratuitos.

Explicado? Se restar alguma dúvida, envia pra gente nos comentários! 😉

#VestibularUNITAU #Inscreva-se

 Vestibular UNITAU

Tags:     , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *