A arte de ensinar

“A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer”. A frase de Albert Einstein demonstra porque alguns profissionais optam pela carreira acadêmica. A arte de ensinar não é uma tarefa fácil e, por isso, é necessário encontrar profissionais engajados na causa.

Os professores exercem um papel no processo de transformação social e precisam desenvolver um potencial crítico para ajudar as futuras gerações a construírem um pensamento reflexivo.

A fim de contribuir para a melhora na qualidade da educação do país, a UNITAU -Universidade de Taubaté criou cursos de licenciatura para formação de professores nas áreas de: Educação Física, Geografia, História, Física, Letras (Português/Inglês ou Português/Espanhol), Matemática, Pedagogia e Química.

Para o diretor do Departamento de Ciências Sociais e Letras, Prof. Ms. Eduardo Carlos Pinto, a área de Educação deve crescer em todas as regiões brasileiras, pois há uma necessidade do governo federal investir no ensino.

“Com a falta de professores, hoje, a tendência é a revalorização do profissional. O aluno já termina a faculdade dando aula e com grandes chances de atuar em escolas da região”, disse.

Em busca de qualificação profissional, a vestibulanda Andréa Carolina de Almeida, de 21 anos, decidiu prestar o Vestibular de Inverno para Pedagogia. “Descobri que, além de ter jeito com crianças, o mercado de licenciatura está em alta”, afirmou.

Para oferecer apoio à formação de professores, a Universidade criou diversos programas, como o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), o PID (Programa de Iniciação à Docência) e o PIL (Programa de Licenciaturas Internacionais).

Os alunos participantes do Pibid realizam atividades em escolas públicas do Ensino Médio, que ajudam a aperfeiçoar a formação adquirida na Universidade e contribuem para melhorar a qualidade de ensino.

A bolsa PID (Programa de Iniciação à Docência) oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciarem a rotina dos docentes na educação básica ou superior, a fim de promover a troca de saberes do professor mentor com o aluno.

Os estudantes da Universidade também podem conseguir bolsas de estudo em Portugal e cursar parte da graduação no exterior. A bolsa PIL é oferecida pelo governo federal e foi lançada na UNITAU em maio deste ano.

Deseja ser professor? Inscreva-se no Vestibular de Inverno, até o dia 21 de junho. Acesse: http://migre.me/eI0KR.

 

Bruna Guarany

PRE / UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *