Alunos de Direito se preparam para exame da OAB em aulas práticas

Para uma boa formação não basta ficar só na sala de aula, é preciso agregar conhecimento também pela prática. Pensando nisso, o curso de Direito da UNITAU propõe algumas atividades durante o 4º e 5º ano para preparar os alunos por meio da vivência da profissão na Assistência Jurídica, no Laboratório Jurídico e no Juizado Especial Cível.
            No Escritório de Assistência Jurídica, os alunos participam de atividades de atendimento jurídico gratuito oferecido à população de Taubaté. Os alunos assistem a audiências, elaboram procurações e peças processuais, sob a orientação de professores-advogados do Escritório e, ainda, acompanham os processos jurídicos do início ao fim.
            O Juizado Especial Cível (JEC) é conhecido como Juizado de Pequenas Causas e atende, gratuitamente, causas de até 20 salários mínimos. O público é recebido e atendido pelos alunos de Direito sob coordenação dos professores e, depois da realização de uma análise, caso a ação seja cabível, ela é proposta e acompanhada pessoalmente até a sentença do juiz em primeira estância.            O laboratório jurídico é dividido em três disciplinas: Prática do Processo Civil, do Trabalhista e do Penal.  “O objetivo do laboratório é capacitá-los para ter contato com peças práticas da atividade Forense e Processual, além de prepará-los para a 2ª fase do exame da OAB”, destacou o Professor e Coordenador do JEC, Jean Soldi Esteves.Além disso, é realizado anualmente a Semana Jurídica no Departamento de Ciências Jurídicas, quando os alunos encenam personagens em um Júri brasileiro. O objetivo da simulação é promover o conhecimento específico de cada graduando e também educar e instruir a sociedade sobre a real apresentação de um júri brasileiro.
 
 
*Por Mayara Fukuoka
Colaboração Rebeca Caballero

Tags:     ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *