Fazendo e Aprendendo

A partir do segundo ano, os alunos do curso de Psicologia da UNITAU começam a desenvolver atividades práticas, realizam estágio supervisionado e, nos outros anos, participam de estágios supervisionados mais específicos na área da Psicologia da Saúde, da Psicologia da Educação e da Psicologia e dos Processos de Gestão.

O Departamento de Psicologia tem sua Clínica própria há 27 anos, na qual os alunos realizam estágios e prestam atendimento à comunidade. Além dos alunos, a Clínica conta com psicólogos profissionais, psiquiatra e assistente social. Com a orientação de professores, os alunos fazem o tratamento e o acompanhamento psicológico de crianças, de jovens, de adultos e de idosos. “O estágio na clínica complementa a graduação e faz com que os alunos aprendam e vivenciem a prática, servindo a comunidade” explica a Profa. Dra. Ana Cristina de Araújo, responsável pela Clínica de Psicologia da UNITAU.

Além da Clínica de Psicologia, a UNITAU realiza projetos de extensão para complementar o aprendizado, como o Projeto Travessia: da oficina de contos e narrativas de história à cultura e cidadania. Nesse projeto, que teve início em 2008, os alunos trabalham com crianças vítimas de violência doméstica, fazendo a recuperação e a prevenção por meio do estímulo e do apoio à leitura. “Além de realizar ações para o bem-estar da comunidade, o aluno acumula experiência e testa seus conhecimentos”, destaca a Profa. Dra. Tereza Elizete Gonçalves, coordenadora do projeto de extensão.

Para a aluna Juliana Meirelles, o projeto ampliou ainda mais seus conhecimentos. “A extensão mudou totalmente minha formação, consegui integrar a teoria com a prática e isso mudou minha perspectiva da profissão”.

Há também o Projeto de Atenção à Saúde do Idoso, coordenado pela Prof. Dr. Marluce Borges Glaus Leão, que realiza atividades interdisciplinares com os idosos, visando retardar problemas decorrentes do processo de envelhecimento.

 *Por Rebeca Caballero

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *