Uma Universidade de pesquisa e prática

Nenhum profissional sobrevive só de teoria, e o mercado de trabalho tem sido mais exigente a cada dia com relação aos alunos que saem da universidade. Tendo em vista essa exigência, a UNITAU tem, no Departamento de Psicologia, três núcleos de pesquisa: o de Estudos sobre a Resiliência no campo da Psicologia, o núcleo de Neuropsicologia e Terapia Corporal e o Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica (GPAP).

A Prof. Dra. Maria de Fátima Camargo Dias Ferreira, coordenadora do Núcleo de Neuropsicologia, explica que, atualmente, quatro alunos fazem pesquisa ligada à área, a qual estuda as relações entre o cérebro e o comportamento. São realizadas pesquisas voltadas aos idosos e às crianças e também há um programa de reabilitação no Hospital Escola.  “A pesquisa ajuda o aluno a compreender todos os contextos de risco psicológico a que o ser humano está exposto”, enfatiza a professora.

As alunas Bianca Rocha e Tamires Damazio Monteiro estão realizando uma pesquisa que começou em um estágio de Neuropsicologia, no qual realizaram atividades para melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas. “O tratamento neuropsicológico que estávamos fazendo no estágio deu muito resultado, então resolvemos fazer uma pesquisa sobre o assunto”, afirma Tamires.

Na área de Resiliência, que é a capacidade de superar uma situação crítica, as pesquisas têm como objetivo promover a interação entre pesquisadores, por meio de pesquisas interinstitucionais, sobre temas relacionados ao assunto, além de apoiar projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Já o GPAP realiza pesquisas na área de Avaliação Psicológica, nos mais diferentes contextos, para estabelecer uma relação entre as atividades de ensino e de pesquisa nas disciplinas relacionadas. Os alunos que se envolvem nesses projetos e grupos de pesquisa fazem a diferença no mercado de trabalho.

Amanhã, conheça um pouco mais sobre a Clínica de Psicologia da UNITAU e sobre os projetos de extensão da Universidade.

* Por Rebeca Caballero

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *