Licenciaturas: dentro e fora da sala de aula

Você sabe que tem perfil para licenciatura, mas acha que a carreira está em baixa? Então confira as novas oportunidades que o mercado de trabalho oferece!

Pedagogia

O pedagogo, na sociedade em que vivemos passa a atuar como educador social em empresas, hospitais, Ong’s, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e TV), formando atualmente, um novo panorama de ação deste profissional, que ao atravessar a divisória da escola, invalida preconceitos e idéias de que o pedagogo está apto para exercer suas funções apenas na sala de aula. Nos dias atuais o lema é de que onde houver uma prática educativa, se instala uma ação pedagógica. Conforme descrito no artigo 64 da Lei nº 9394/96 “a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social”. O pedagogo atua dentro e fora da escola, sempre tendo em vista a promoção da educação, onde quer que esteja.

Licenciaturas

Biologia, matemática, física, geografia, educação física, letras e história são os cursos escolhidos normalmente por quem quer ser professor.  Atualmente, os licenciados podem atuar em diversas áreas fora das salas de aula. Um bom exemplo disso são os licenciados em geografia. Assim como os bacharéis, os licenciados têm hoje grande campo de trabalho na área de pesquisas geográficas e espaciais, como faz o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, por exemplo.  Vale a pena pesquisar mais sobre as licenciaturas e ver qual se encaixa mais no seu perfil. Afinal, quem é licenciado pode atuar na sala de aula e fora dela!

(Por Fernanda Maria)

Autor /


2 Comentários

  1. elisangela

    oi sou pedagoga e estou indo trabalhar em sala de aula como professora e nao estou sabendo como direcionar ou montar um plano de aula para depois poder aplicar.espero q voces me ajudem obrigada

  2. COPESA

    Prezada Elisangela,

    Sua dpuvida foi encaminhada par o Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté, para que os especialistas da área possam prestar-lhe os devidos esclarecimentos.

    Atenciosamente,
    Equipe SAV

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *