Temas para o vestibular: 120 anos da Proclamação da República

É comum as provas de vestibulares abordarem temas atuais ou que tiveram grande representatividade na sociedade brasileira e no mundo, com efeitos que ainda se refletem nos dias de hoje. Pois então, é preciso se manter atualizado nos assuntos históricos para mandar bem na hora “H”. Por isso, nós do blog do SAV, estamos selecionando momentos históricos que podem cair na prova, afinal o acerto dessas possíveis questões pode ser decisivo para a classificação no Vestibular.

Nesta semana, vamos falar sobre os 120 anos da Proclamação da República em nosso País, comemorado ontem, dia 15. Uma data marcante que pode ser tema de redação ou de questões da prova de Vestibular.

Após a derrubada do Império, Marechal Deodoro da Fonseca se tornou, em 15 de novembro de 1889, o primeiro presidente do País. Com o fim da monarquia, o Brasil tinha o desafio de aprender a lidar com a escolha de seus governantes e com a alternância de pessoas e partidos no poder, já que ninguém governaria mais o País para sempre, até a morte. Em uma entrevista cedida para o portal Conexão Professor, a conceituada professora Emília Viotti da Costa fala que o maior desafio que ainda enfrentamos, em nosso País, é “a persistência de uma mentalidade colonial que está sempre pronta a denegrir a realidade brasileira e a copiar modelos importados, em vez de criar novos modelos a partir da nossa experiência coletiva.”

E fica a dica de alguns links interessantes para você saber um pouco mais sobre esse tema.

(Por Tawana Miquelino)

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *