Estudos para o vestibular? Ok!! Decisão da Carreira? Socooooorro!!

Cheio de dúvida, a Ingrid procurou a orientação do SAV para se dar bem na escolha profissional
Cheia de dúvida, a Ingrid procurou a orientação do SAV para se dar bem na escolha profissional

“Eu quero acertar de cara a minha profissão, quero ter prazer em estudar na faculdade e, depois de formada, ser feliz em minha carreira.” Esses são os anseios da vestibulanda Ingrid Aline Soares da Silva, que aos 18 anos, conta que ainda está confusa e que, quanto mais o vestibular se aproxima, mais aflita fica.

Para acabar de vez com as dúvidas e aflições, Aline resolveu procurar a orientação profissional do SAV . “É normal os estudantes terem essas dúvidas e um turbilhão de sentimentos mal resolvidos, ainda mais quando são adolescentes”, explica o psicólogo do SAV, Marco Polo.

Polo conta que, na maioria das vezes, os vestibulandos que procuram a orientação, no seu íntimo, até sabem o que querem fazer ou então estão em dúvida entre duas profissões. Entretanto, o que complica realmente a situação é a influência dos pais, que interfere diretamente na escolha do filho. “Ao se preocupar em oferecer um bom futuro para os filhos, alguns pais exercem uma grande pressão na escolha da carreira, principalmente para profissões mais conhecidas ou que já têm tradição na família. Querendo ajudar, os pais, muitas vezes, acabam fazendo com que os jovens fiquem ainda mais confusos.”

O psicólogo explica também que a falta de informação sobre as profissões pode dificultar ainda mais a escolha. “O ponto de partida para escolher uma profissão é se informar incansavelmente sobre as áreas em que se deseja atuar.” Polo ainda compara a decisão profissional com o casamento. “Geralmente, as pessoas se casam após conhecer bem o parceiro para conseguir ter um bom relacionamento. Escolher uma profissão também é assim. É preciso ter um bom conhecimento da área em que a pessoa deseja trabalhar para poder “casar” com a profissão e ser feliz em sua carreira.”

E lá vai uma dica do psicólogo para quem está preocupado com a proximidade do vestibular: ”se você já está preparado para o vestibular, a melhor maneira de não ficar ansioso nessa reta final é se distrair e ter em mente que você deu o melhor de si nos estudos”, aconselha o psicólogo.

Pessoal, é isso aí… Se ainda restarem dúvidas ligue para 0800 557255 e participe da orientação profissional do SAV. Boa sorte!!! =))

(Por Tawana Miquelino)

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *