#CopaDoMundo: Confrontos na história

Que futebol é uma paixão para muita gente, não é novidade, não é mesmo? Mas você sabia que é possível estudar durante os jogos da Copa do Mundo? Pois é, vários dos confrontos que disputados em campo já aconteceram na história. Exemplo disso foi a partida entre Inglaterra e Itália, disputada no sábado, 14 de junho, na qual a Squadra Azzurra levou a melhor (Inglaterra 1 X 2 Itália). Fora do campo as duas nações, que começaram aliadas, se tornaram inimigas durante a 1ª Guerra Mundial e estiveram em lados opostos no conflito que iniciou-se em setembro de 1939.

Hoje, 18 de junho, acontecem as partidas entre Chile e Espanha, e Austrália e Holanda, que também protagonizaram momentos marcantes na história.

Chile e Espanha

Essas nações se enfrentaram apenas duas vezes em jogos pela Copa do Mundo, organizada pela FIFA, em 1950 (no Brasil) e em 2010 (na África do Sul). Já a história entre os dois países começou na era das Grandes Navegações, em 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães chegou à região onde hoje é o Chile a serviço do reino espanhol, regido por Carlos I. No período da colonização, os espanhóis enfrentaram forte resistência dos índios da tribo Mapuches, que lutaram contra os hispânicos, entre os anos de 1550 e 1656, na Guerra de Arauco. A independência do Chile só viria em 1818.

Austrália e Holanda

Austrália e Holanda são países, que nunca se enfrentaram em Copas do Mundo de Futebol, e que na história se conheceram no século 17. Isso porque, foi durante as grandes navegações holandesas, mais precisamente em 1606, que Willem Janszoon chegou ao território em que está a Austrália. Com esse feito, o navegador provou a região australiana não fazia parte do continente austral – que ficaria do outro lado do continente europeu e era coberto por mitos e lendas.

Na história, também, há o que se diga dos confrontos entre: Equador e Honduras, que envolve questões diplomáticas; Inglaterra e Uruguai, a batalha desses dois países é contestada por alguns especialistas, mas a versão histórica é de que os ingleses teriam manipulado o resultado da Guerra do Paraguai, cuja vitória fora da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai).

Viu, quem disse que não dá para estudar e torcer na Copa do Mundo? 🙂

Outras histórias dos confrontos que acontecerão na 1ª fase dos jogos da Copa no Brasil serão contadas no próximo post! 😉

Patricia Zandonadi

Copesa/UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *