#CopaDoMundo: O sonho de Jules Rimet

Amanhã, 12 de junho, é uma data significativa para muita gente, além dos agrados entre namorados, tem início o evento esportivo mais popular do planeta. A Copa do Mundo de Futebol, assim como passar no vestibular, se tornar profissional e construir um futuro melhor, também é fruto do sonho de uma pessoa, que buscava utilizar o esporte para aproximar povos em guerra. Do sonho do francês Jules Rimet, nascia há 84 anos o evento que pretendia curar as feridas deixadas pela Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918).

Já na infância, Jules conviveu com o impacto causado pela guerra franco-prussiana de 1870, quando adulto tinha certeza que devia lutar contra as desigualdades sociais. Se Jules era esportista? Na verdade, ele era um exímio esportista de fim de semana… Mas sabia que era capaz de administrar um clube esportivo e criou o Red Star Club.

Nessa época, o futebol era considerado um esporte violento praticado na Inglaterra. Desde 1872, Inglaterra e Escócia realizavam disputas, a Áustria jogou pela primeira vez em 1902 contra a Hungria e a França começou a participar das competições em maio de 1904, num jogo contra a Bélgica. E foi em 21 desse mesmo mês e ano que nasceu em Paris a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida como FIFA, que tinha como função coordenar equipes e uniformizar as regras do futebol. No ato, aderiram à federação sete países: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. A Inglaterra, berço do football, ingressaria somente no ano seguinte.

Em 1914, Jules Rimet participou do 1º Congresso realizado pela FIFA, mas em meio às discussões fora convocado para a guerra, de onde regressou em 1919 e logo voltou à atividade esportiva. Em reconhecimento foi eleito presidente da Federação Francesa de Futebol, no cargo enviou uma carta à FIFA insistindo na necessidade de reforçar os laços do futebol mundial, pois para Rimet essa iniciativa era de diplomacia.

A Primeira Guerra Mundial tinha acabado há um ano, como colocar países adversários nas trincheiras para competir? Diante da difícil tarefa, Jules Rimet não desistiu e usou seu poder de mediação, que o levou a ser presidente da FIFA em 1921. Agora ele era do dono da bola e sua meta de criar a primeira Copa do Mundo de Futebol foi impulsionada depois da final dos Jogos Olímpicos de 1924, entre Suíça e Uruguai, uma partida de futebol que reunira milhares de espectadores.

Mas os problemas de se fazer uma competição do tamanho do que era pensado, não se restringiam aos conflitos geográficos… Participar de uma competição que seria realizada do outro lado do oceano obrigaria a ausentar os jogadores, a maioria formada por amadores, de seus empregos por cerca de oito semanas. E lá foi Rimet convencer jogadores-operários e empregadores.

Ao final da epopeia de Jules, em 21 de junho de 1930, desembarcaram em terras uruguaias futebolistas da França, Romênia, Bélgica, Iugoslávia, Estados Unidos, México, Peru, Paraguai, Chile, Bolívia, Uruguai, Argentina e Brasil. A partida de abertura da Primeira Copa do Mundo foi protagonizada por França e México no estádio de Pocitos – pois o estádio anunciado para a realização do evento, o Centenário, em Montevidéu, ainda não estava terminado e só seria inaugurado cinco dias mais tarde…

Lucien Laurent fez o primeiro gol da história da Copa do Mundo e a França venceu o México por 4X1. Em 30 de julho de 1930, acontecia a final entre Uruguai e Argentina, partida assistida por 80 mil torcedores uruguaios. Se a seleção brasileira não chegara a final, também não foi dessa vez que os argentinos levaram a melhor. A Celeste, equipe uruguaia, venceu por 4 a 2 e Nazzazi, capitão do time, foi o primeiro a receber a taça – nessa época ainda não era prática erguer a taça, o gesto só se tornou parte da comemoração em 1958, quando Bellini, zagueiro e capitão do Brasil, atendendo a pedidos de fotógrafos e ergueu a taça sobre a cabeça.

Viu, amanhã começa não só a torcida por mais uma estrela na camisa canarinho, a Copa do Mundo de Futebol foi um sonho que se tornou realidade apesar de todas as dificuldades. É hora de torcer e se preparar, porque os sonhos podem sim se tornar realidade! 🙂

E qual é o seu sonho? #VestibularUNITAU #LiveDreams

 

Patricia Zandonadi

Copesa/UNITAU

Autor /


1 comentário

  1. baidu

    #CopaDoMundo: O sonho de Jules Rimet | Vestibular Unitau good articles

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *