Entre no clima da UNITAU: Prestigie a maior competição universitária de Taubaté

 


O JUTA inicia-se oficialmente neste dia 10 de agosto e conta com a presença de atletas e representantes de todos os departamentos da UNITAU.

O evento é a maior competição esportiva universitária da cidade de Taubaté, no qual estarão reunidos cerca de 3.000 atletas de 30 cursos diferentes.

As disputas acontecem no próprio Departamento de Educação Física, situado no Campus do Bom Conselho, nas praças de esportes e nos clubes municipais.

Neste ano, nossos atletas irão competir em diversas modalidades como: futebol, handebol, voleibol, basquetebol, tênis, tênis de mesa, natação, atletismo, entre outras.

 

 

A cerimônia de abertura está agendada para a noite desta sexta-feira (10/08), às 19h, no Bom Conselho, e terá a participação do Reitor da UNITAU, Profº Dr. José Rui Camargo, e dos Pró-Reitores, professores e alunos.
Na ocasião, cerca de 400 pessoas são esperadas, as quais terão a oportunidade de conferir o ato de juramento dos atletas, assim como as apresentações de dança do ventre e capoeira.
Segundo o docente da Instituição e gerente de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Taubaté, Profº Ms. Edésio dos Santos, a união entre a comunidade acadêmica é o grande destaque do evento. “Acima das competições, os Jogos desenvolvem o espírito esportivo e solidário entre esses jovens. Além disso, aproximação dos professores faz crescer ainda mais o respeito mútuo”, esclarece.

A importância do Esporte está sendo cada vez mais reconhecida no Brasil nos âmbitos educacional e social. Maiores investimentos estão sendo aplicados nas matrizes curriculares acadêmicas, nas quais a prática esportiva passa a ser um requisito fundamental no currículo. Com isso, os universitários adquirem a consciência das necessidades de esforço, disciplina cooperativa, culto ao esporte e espírito de equipe e, principalmente, de devoção conjunta para o alcance de um objetivo comum.
Segundo o Profº. Edésio, os alunos aprendem a cultivar o senso colaborativo, fator que os auxilia a se tornarem bons competidores, independentemente do ganho ou da perda. “A dedicação ao esporte propicia a criação de um ambiente saudável, uma sociedade bem desenvolvida, disciplinada e eficiente, em que as pessoas conhecem as proporções adequadas da vida, colocando tudo na perspectiva correta e raramente comportando-se de forma antidesportiva e socialmente imprópria”, explica o docente.

 

Incentive o Esporte! Valorize nossos atletas!

Acompanhe a programação do JUTA 2012 nos CAs (Centro Acadêmico), DAs (Diretório Acadêmico) e Atléticas dos departamentos ou na sede do DCE, na rua 4 de Março, 497, no Centro.

 

Ana Cláudia Bohler
COPESA/ UNITAU
Colaboração: Profº Ms. Edésio dos Santos
Docente do Dpto de Educação Física

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *