Alunos de Arquitetura da UNITAU participam de projetos de pesquisa

             Todos os anos, os alunos de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU podem participar de diferentes atividades de pesquisa e ampliar os conhecimentos obtidos durante a graduação. O curso possui três grandes áreas de pesquisa: a de Teoria Histórica, a de Tecnologia e a de Planejamento e Projeto.

            Na área de Teoria Histórica os graduandos fazem pesquisas documentais em revistas e em publicações antigas para fichamento e coleta de dados. Atualmente, os alunos participam de um projeto que visa restaurar o patrimônio histórico na Igreja Matriz de Tremembé e são orientados por professores. “A pesquisa é importante por trazer o aluno para a realidade prática e profissional”, diz o Prof. Ms. Benedito Assagra Ribas de Mello, um dos professores participantes da pesquisa.

            No campo de Tecnologia, os estudantes atuam em dois projetos: no primeiro, os alunos medem e avaliam o impacto da vibração gerado por linhas férreas, que causa, por exemplo, trincas em ruas e estradas; no segundo, será feito um estudo da influência do turismo em Campos do Jordão.

            Outro projeto de que os estudantes podem participar é o do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), em parceria com a prefeitura de São Sebastião. O objetivo do projeto é levantar, por meio do contato direto com a sociedade, informações sobre a distribuição dos moradores e diagnosticar os problemas da cidade. Os alunos acompanham profissionais durante o trabalho de campo.

            A aluna Andréia Câmara Rodrigues, do quarto ano, foi convidada pelo coordenador do projeto, Prof. Dr. Flávio José Nery Conde Malta, a participar da atividade. “O envolvimento com o projeto permite o contato com profissionais, o que enrique a minha formação”, afirma.

*Por Pierre Cruz

Tags:     , , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *