A cultura mundial ao seu alcance e gratuitamente

A tecnologia está presente em nosso cotidiano e, agora, você já pode usá-la para viajar, isso porque importantes museus do mundo abriram suas portas para visitas virtuais. Entre eles, o Van Gogh, em Amsterdam, o Palace de Versailles, em Versalhes, o Reina Sofia, em Madrid, o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e o museu brasileiro Casa de Portinari, no interior paulista.

Para a historiadora, Profa. Rachel Abdala, da UNITAU, a ideia abre diversas possibilidades de ampliar o conhecimento, principalmente para os vestibulandos. “Os sites são super interativos e cheios de informações”, afirma.

Além de conhecer as obras de 400 artistas, o visitante também pode percorrer os corredores de cada Museu. “A qualidade da imagem é muito boa e o passeio acaba nos instigando a conhecer pessoalmente o acervo”, explica Rachel.

CASA DE PORTINARI

Para comemorar os 49 anos de morte de Cândido Portinari, no último domingo, dia 06, foi lançado o Museu Digital com obras do artista. Localizado em Brodowski, no interior de São Paulo, a Casa de Portinari foi fundada em 1970 e abriga obras, desenhos, estudos, objetos e documentos do artista plástico e de sua família. “No site, é importante prestar atenção às informações articuladas sobre a vida e o contexto da obra, entre outras”, ressalta Rachel.

MUNDO

Ao todo, o Google disponibilizou a visita virtual à 17 museus do mundo. Você pode clicar nos quadros do acervo e visualizá-lo em alta definição, o que garante, por exemplo, visualizar as marcas de pincel dos artistas. Outra novidade do serviço é poder montar um acervo com as suas obras favoritas.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *