Desmascarando a grande vilã dos vestibulares!

A tão temida REDAÇÃO, talvez tida como vilã por conta da pressão que o vestibulando sofre para elaborar um bom texto, é o primeiro post da nova sessão do Blog do SAV-UNITAU, que vai apresentar as questões mais cabeludas do Vestibular comentadas por professores de cada área.

No ano de 2009, a comissão de organização do Vestibular escolheu como tema para a redação “A banalização do olhar” e apresentou, na prova, dois fragmentos de textos como ponto de partida para uma reflexão sobre o assunto (clique aqui para conferir a prova).

Então me fiz a mesma pergunta que muitos: por que este tema? Procurei, então, a organização do Vestibular, que não só respondeu a minha pergunta, como ofereceu dicas de como o vestibulando pode se preparar para “encarar” a redação.

Segundo a comissão do Vestibular, a Unitau sempre aborda temas contemporâneos, que envolvem a questão social. Assuntos corriqueiros que afligem o homem moderno, tanto na questão pessoal quanto na profissional. Os organizadores ressaltaram, ainda, que estes assuntos nem sempre são bem explorados e debatidos pela mídia.

Fica a dica: não basta apenas ficarmos fissurados por jornais, revistas, internet e colher informações políticas, econômicas, filantrópicas e o que mais a mídia divulgar: precisamos tomar nota de nossos próprios pontos de vistas em relação ao meio social e aos mais diversos detalhes que, às vezes, passam despercebidos.

E quem quiser colocar em prática a organização de textos pode participar da Oficina de Redação do SAV-UNITAU, que é realizada toda terça-feira, das 15h às 17h, na sede do SAV, que fina na rua Barão da Pedra Negra, 162, no Centro de Taubaté. Coordenada pelas professoras Isabel Rosângela Ferreira e pela Ângela Berbare, a oficina tem por objetivo auxiliar os vestibulandos a aprimorarem seus textos e tirar de vez essa imagem de vilã que nós mesmos colocamos na tal redação. A participação é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 557255.

(Por Talita Landim)

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *