#CopaDoMundo: Confrontos na história – parte 2

Continuando a nossa saga histórica por meio dos confrontos da 1ª fase da Copa do Mundo de Futebol, dois dos jogos que acontecerão nos próximos dias estarão cercados por uma história de conflitos violentos, que marcaram a vida de muita gente, são eles: Argentina e Irã, e Estados Unidos e Alemanha.

Sem mais delongas, vamos à história! 😉

Argentina e Irã

Dois países que não possuem duelos pela Copa do Mundo FIFA e se enfrentaram uma única vez, no futebol masculino profissional, em um amistoso, no ano de 1977, no qual não houve vencedores, possuem um histórico pouquíssimo amistoso. A história que envolve essas duas nações traz a tragédia de um ataque à bomba contra a AMIA (Associação Mutual Israelita), acontecido em julho de 1994 e que deixara 87 mortos e mais de 100 feridos. Em 2006, a promotoria argentina acusou formalmente o governo iraniano pelo ataque ao centro judaico de Buenos Aires e apontou o movimento xiita libanês Hezbollah como responsável por executar o plano. No ano seguinte, o então presidente argentino, Néstor Kirchner denunciou o Irã às Nações Unidas pela falta de empenho para esclarecer o caso. Um acordo entre os países só seria aprovado anos mais tarde, em 2013, quando o Congresso argentino e o Irã concordaram em reiniciar as investigações – que continua sem culpados e condenados.

 

Estados Unidos e Alemanha

Nas batalhas em campo de futebol a Alemanha leva vantagem sobre os Estados Unidos (EUA), nos dois jogos que disputaram, pela Copa do Mundo, em 1998 e 2002, os germânicos derrotaram os americanos. No entanto, os conflitos entre EUA e Alemanha, fora das arenas futebolísticas, marcaram não só a história desses dois países, como, também, a da humanidade. Tudo começara em 1917, quando os Estados Unidos decidiram atacar a Alemanha, na 1ª Guerra Mundial (1914/18), a justificativa era o autoritarismo alemão. Após a intervenção dos EUA e o seu rompimento de relações diplomáticas com os germânicos, motivado como represália à Guerra de Submarino, que ameaçava navios mercantes dos EUA e fora ordenada pelo imperador alemão Guilherme II, a guerra mundial fora decidida e a Alemanha saíra destruída. Em 1919, os países vencedores e os derrotados da 1ª Guerra Mundial assinaram um acordo, o Tratado de Versalhes, no qual os perdedores assumiam a responsabilidade pela guerra, além de perdas territoriais. Para muitos historiadores, essa foi uma das causas diplomáticas para a 2ª Guerra Mundial (1939/45). Outra situação, que colocou em cheque a relação entre essas duas nações, aconteceu recentemente quando Edward Snowden, ex-consultor da NSA, Agência de Segurança Nacional americana, vazou documentos nos quais era afirmado que os EUA haviam, supostamente, espionado a chanceler alemã Angela Merkel e seus principais ministros e aliados, além de coletar dados de cidadãos alemães. Após o episódio, as relações políticas entre os países foram revistas.

A história está cheia de encontros e desencontros de países, regiões e continentes, fora e dentro de estádios de futebol, por isso vale sempre dar espiadinha no passado para entender o presente e pensar num futuro melhor. Agora, já dá para entender o porquê de disputas tão acirradas, não é mesmo?

E para o vestibular, estão preparados? 😎

Patricia Zandonadi

Copesa/UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *