Financie a sua graduação pelo FIES

Uma nova cota do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) foi liberada pelo MEC (Ministério da Educação) para estudantes da UNITAU. Os interessados podem se inscrever no portal do programa. O benefício é para os alunos que já cursam uma graduação na Universidade ou que ingressarão no curso no segundo semestre.   

Após efetuar o cadastro, o aluno deve providenciar os documentos exigidos pelo MEC (a lista também está no site do programa) e levá-los à Pró-reitoria Estudantil (PRE), localizada na Avenida Nove de Julho, 183, Centro. A apresentação dos documentos na PRE pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. Em caso de dúvidas, é possível ter mais informações pelo telefone (12) 3625-4180.

O FIES permite que o estudante financie até 100% do valor do curso, com baixa taxa de juros (3,4% ao ano). O aluno só começa a pagar a graduação após um ano e meio de formado.

Para solicitar o benefício, o estudante precisa atender a algumas exigências, entre elas estar regularmente matriculado, não ter renda mensal bruta superior a 20 salários mínimos e apresentar um fiador que não seja o cônjuge.

Devido às exigências do MEC, até o momento, os cursos de Direito, de Psicologia, de Gestão de Recursos Humanos e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas não oferecem o financiamento.

Já as graduações de Licenciatura e de Medicina têm um incentivo extra, pois quem trabalha na rede pública recebe em troca a quitação da dívida. Os futuros médicos obtêm o abatimento ao integrarem a equipe do programa saúde da família, e os formados em Licenciatura precisam praticar atividades na rede pública.

Os estudantes que concluíram o Ensino Médio, a partir de 2010, devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para concorrer ao benefício.

No ato da inscrição, o próprio sistema do MEC expõe para o aluno qual é o percentual máximo que ele poderá parcelar do curso.

ACOM/UNITAU 

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *