Organize a sua leitura na hora dos estudos


Para ter um resultado positivo no Vestibular, os candidatos devem começar a se preparar desde cedo para as provas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Biociências, que dividem espaço com a leitura obrigatória de livros.
Deixar tudo para o final do ano pode sobrecarregar, gerar um estresse desnecessário e prejudicar o estudante na hora de alcançar seus objetivos. Para facilitar sua vida, a UNITAU já definiu as obras literárias obrigatórias do Vestibular 2014.
Segundo a Comissão de Vestibular, a escolha dos livros foi realizada a partir de alguns critérios como a representatividade das obras, a tradição dos autores na literatura brasileira e os períodos em que foram produzidos.
Quatro obras são do século 19 e três do século 20. No século 19, temos a criação de obras literárias que iniciam a consolidação de um sistema literário brasileiro e refletem variados aspectos da sociedade brasileira. As obras do século 20 representam um sistema literário completamente consolidado.
A estudante Giovana de Souza foi uma das aprovadas no Vestibular de Inverno e destaca a importância da leitura das obras na hora da prova. “A leitura dos livros contribuiu para eu responder às questões. Além disso, ler amplia nossos conhecimentos, além de ensinar uma maneira correta de se escrever”, disse.
A lista completa de livros do Vestibular 2014 é:

Til (José de Alencar): Escrita em 1872, pertence à fase regionalista do autor. Segredos, desencontros amorosos e renúncias integram o enredo, dentro dos modelos do romantismo, enquanto retratam o interior paulista. A narrativa é conduzida de acordo com os sentimentos de quatros adolescentes.

Memórias de um sargento de milícias (Manuel Antônio de Almeida): Retrata uma parcela da sociedade carioca na época joanina. O autor capta a forma como funciona parte da população, deixando perceber nela uma dialética da ordem e da desordem, na qual as leis não são assimiladas nas consciências, o que cria um universo sem culpa, flexível e revelador de uma malandragem distintiva do brasileiro.

O cortiço (Aluísio Azevedo): A obra traz o exemplo de um caso, sob a ótica do naturalismo, em que o coletivo é detalhadamente examinado e os personagens se veem presos às variações do meio social.

Sentimento do mundo (Carlos Drummond de Andrade): É o único livro de poemas da lista de obras literárias do Vestibular 2014 da UNITAU. Traz uma poética que ganha a consciência do mundo e costura uma posição de esquerda a um nascente pessimismo. O livro apresenta alguns dos mais importantes poemas de Drummond.

Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis): Inaugura a literatura brasileira e traz a análise cuidadosa tanto da sociedade do país quanto a investigação da condição humana, encoberta em suas características sórdidas e mesquinhas.

A hora da estrela (Clarice Lispector): A autora cria um narrador-personagem fictício, Rodrigo S.M., que relata a vida da jovem nordestina Macabéa ao mesmo tempo em que reflete sobre os sonhos e os conflitos internos da garota. Clarice Lispector utiliza a metalinguagem em um texto de linguagem radicalmente brasileira.

Angústia (Graciliano Ramos): Pertence à fase modernista e traz um romance de investigação psicológica com alguns temas, como o homem e sua experiência com a cidade, a perda de significação dos valores tradicionais, sociais e familiares, o relacionamento homem-mulher e a crise humana.

Aproveite que a lista de livros já saiu e não deixe para ler as obras na última hora! Boa leitura, vestibulandos! =D

Bruna Guarany
PRE/UNITAU

Autor /


2 Comentários

  1. rafaela

    eu gostaria de saber se a unitau vai ter vestibular de inverno esse ano de 2014, e quando vai ser eu quero saber se vai ter ocurso de direito

  2. vivian

    Olá Rafaela, terá Vestibular de Inverno sim. Mas ainda não foi divulgada a data nem os cursos.

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *