#vestibular. Contos de Machado de Assis mostram o lado pessimista da vida

Para ajudar os vestibulandos na hora dos estudos, o SAV está preparando dicas das obras obrigatórias do Vestibular de Inverno. Hoje, saberemos mais sobre o livro “Contos”, de Machado de Assis.

A obra apresenta uma visão objetiva e pessimista da vida, do mundo e das pessoas. Existe uma análise psicológica das contradições humanas nas citações de personagens imprevisíveis, jogando com a ingenuidade x a malícia, e a seriedade x a hipocrisia.

O escritor faz uma crítica irônica das situações humanas, das relações entre as pessoas e dos padrões de comportamento da época. O conto envolve o leitor pela oralidade da linguagem, que tem um estilo conciso, sentenças curtas e um equilíbrio entre a linguagem e o conteúdo.

Os contos de Machado são baseados em surpresas pelas conversas que o narrador estabelece com o leitor, transformando-o em cúmplice, além de fazer uma reflexão sobre a mesquinhez e a precariedade da sorte humana. O escritor prioriza a traição feminina na obra.

Machado também demonstra uma atitude de deboche diante do poder e o enredo não segue uma ordem cronológica (de tempo em linha reta: presente, passado e futuro), antecipando a forma moderna de escrever literatura.

No Vestibular de Inverno da UNITAU serão cobrados os contos “Um apólogo”, “A Cartomante”, “Missa do Galo”, “O Espelho” e “A causa secreta”.

Bons estudos, vestibulandos!!! =D

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *