Max Gehringer dá dicas empreendedoras aos alunos da UNITAU

Para colocar os alunos em contato com o mercado de trabalho e incentivá-los a vivenciar práticas empreendedoras, a UNITAU (Universidade de Taubaté) realizou a 1ª Feira de Oportunidades e Empreendedorismo, nos dias 7 e 8 de maio. O evento contou com palestras sobre orientação de carreiras e empregabilidade e reuniu 37 empresas da região, que ofereceram vagas de estágio e de trainee.
Durante dois dias, cerca de 7 mil alunos, ex-alunos, professores e servidores passaram pelo evento. A estudante do segundo ano de Publicidade e Propaganda Maíra Teixeira achou a iniciativa interessante. “Nós, alunos, precisamos aproveitar o que a Universidade oferece. A graduação se faz fora da sala de aula também, por meio de atividades como essa Feira”, disse.
Maíra foi atraída por uma palestra na área de cultura e não resistiu em acompanhar o maior destaque da programação da Feira: a palestra com o consultor de negócios e administrador de empresas Max Gehringer. “Ele passou dicas importantes para minha formação”.
Com uma carreira de êxito e experiências internacionais em grandes empresas, como a Elma Chips e a Pepsi, Gehringer conquistou o público pelo seu prestígio e carisma ao abordar temas sobre a carreira e sobre o perfil de um jovem empreendedor.
O especialista em gestão de carreiras concedeu uma entrevista exclusiva à UNITAU. Confira todas as dicas e seja um grande empreendedor!!

UNITAU: A Universidade promove uma série de atividades voltadas aos vestibulandos e de auxílio aos graduandos. Quais os benefícios para os alunos que estudam em instituições que incentivam práticas empreendedoras, como a UNITAU?
Max Gehringer: Uma estatística que deveria estar à disposição de todos os alunos é a de quantos estudantes formados estão empregados na área escolhida. Para quem vai decidir em qual curso e universidade que irá estudar, isso ajuda muito. No Brasil, aconteceu uma proliferação de faculdades e, nesse momento, uma instituição de renome precisa se destacar e sair à frente, mostrando ao estudante o que ele vai conseguir se ele estudar lá. Quando se cria programas para dar atendimento e incentivo ao vestibulando, e após isso, atendimento ao formando, mais a universidade se destaca. Iniciativas deste tipo eu aplaudo delirantemente.

UNITAU: Quais práticas empreendedoras os estudantes devem adotar durante a vida acadêmica?
Max Gehringer: Uma dica é começar a trabalhar o quanto antes. Ele precisa de um aprendizado que mostre como a vida não é fácil. E é melhor fazer isto recebendo um salário do que investindo o dinheiro do pai para abrir um negócio. É necessário aprender que existe uma hierarquia, uma disciplina. A tecnologia proporcionou ao jovem ter 5 mil amigos e não conhecer nenhum profundamente, diferente de uma geração gregária do passado. Hoje, percebemos que o mundo é virtual, mas precisamos ver a vida real e conhecê-la a fundo, com disciplina. Vale também aprender a executar a administração em todas as áreas. Alguns não sabem ainda, mas serão grandes empreendedores no futuro. Todos nós seguimos linhas da vida e encontramos uma carreira ou, às vezes, a carreira nos encontra.

UNITAU: Hoje, os jovens estão cada vez mais empreendedores, abrem seu primeiro negócio cedo e se arriscam bastante. Como você considera isso?
Max Gehringer: O grande emprego do século 21 é o empreendedorismo. No Brasil, temos mais espaço para o empregador do que para o funcionário de empresa. Todos têm acompanhado a quantidade de estudantes que conseguem tirar o diploma de ensino superior, e o nível aumentou consideravelmente. Isso significa que o jovem está precisando se dedicar três vezes mais do que o pai e o avô estudaram para conquistar algum destaque. A minha dica é aproveitar o que aprendeu e tentar empreender.

Igor Imediato

ACOM/UNITAU

 

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *