Preparo e dedicação na arte de cuidar

 

Com quase 60 anos, uma mulher passava o dia e a noite em sua sala, sentada no sofá. Não podia andar, pois a trombose havia consumido o movimento de suas pernas inchadas pela doença.

Para abrir a porta de sua casa aos enfermeiros, a mulher jogou uma cordinha com uma chave pendurada. Jade Santana, estudante do 2º ano de Enfermagem da UNITAU, foi a primeira a entrar. A visita domiciliar era uma das atividades do estágio da aluna. 

O professor, que acompanhava os estudantes, pediu para Jade realizar o primeiro atendimento. Quando terminou, ela não acreditava que a senhora voltaria a andar. O docente, no entanto, chamou sua atenção e a aconselhou: “Você verá se ela irá perder a perna ou não”.  

Após dois meses, o grupo retornou para a casa da paciente e, surpreendendo a todos, ela estava recuperada. “Quando a gente quer, a gente consegue”, disse o professor. Esse foi o primeiro ensinamento que Jade levou como profissional.

A estudante escolheu a Enfermagem por gostar de ajudar ao próximo e de ter contato com as pessoas. A profissão tem surpreendido Jade, que a cada momento do curso conhece uma nova área.

“Não imaginava como o nosso leque de atuação era tão grande. O enfermeiro pode trabalhar em posto de saúde, em clínicas, no atendimento domiciliar, entre outras atividades”, disse.

Jade deseja terminar a faculdade e viajar para países subdesenvolvidos. A estudante também pretende investir em sua formação e aperfeiçoar-se na profissão.

“Entramos em contato com a realidade que muitas vezes desconhecemos.  Os sentimentos são misturados e estão à flor da pele na Enfermagem, mas estou realizada. Quando fui tirar sangue pela primeira vez eu pensei que não fosse conseguir, mas, ao mesmo tempo, sabia que estava pronta”, contou.

 

Dia 12 de maio é #diadoenfermeiro!!

Parabéns aos futuros profissionais da Enfermagem!!

😉

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *