O que faz um Engenheiro da Computação?

Engenharia de Computação

Quem ainda não sabe o que faz um Engenheiro da Computação precisa ficar atento às nossas dicas. Neste post, vamos falar sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho para este profissional.

A Engenharia da Computação é, relativamente, uma profissão nova no mercado e vêm conquistando o seu espaço, principalmente nos grandes centros.

O profissional dessa área pode projetar e construir computadores com os sistemas de hardware e de software ou planejar e programar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos. Além disso, é responsável por produzir novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores – de acordo com as necessidades do mercado. Outra importante área de atuação é como projetista, por exemplo, de robôs, de equipamentos de informática e de sistemas de computação em aeronave.

De acordo com o professor de Engenharia da Computação da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prof. Dawilmar Araújo, a demanda por esses profissionais vêm crescendo devido à constante expansão da tecnologia. No Vale do Paraíba, muitas empresas procuram este profissional para desenvolver softwares que auxiliam no andamento das atividades e das operação de equipamentos automotivos e de aeronaves. ”Há bastante oportunidade de trabalho para essa área, principalmente nos grandes centros”, ressaltou o professor.

Engenharia da Computação ou Ciência da Computação?

É importante lembrar que Engenharia da Computação é diferente de Ciência da Computação. Segundo Araújo, o Engenheiro da Computação projeta e tem um conhecimento maior na parte de programação. Já o profissional de Ciência da Computação, fica responsável pelas áreas de criação e de logística.

*Por Patrícia de Vilhena

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *