O que faz um Engenheiro da Computação?

Engenharia de Computação

Quem ainda não sabe o que faz um Engenheiro da Computação precisa ficar atento às nossas dicas. Neste post, vamos falar sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho para este profissional.

A Engenharia da Computação é, relativamente, uma profissão nova no mercado e vêm conquistando o seu espaço, principalmente nos grandes centros.

O profissional dessa área pode projetar e construir computadores com os sistemas de hardware e de software ou planejar e programar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos. Além disso, é responsável por produzir novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores – de acordo com as necessidades do mercado. Outra importante área de atuação é como projetista, por exemplo, de robôs, de equipamentos de informática e de sistemas de computação em aeronave.

De acordo com o professor de Engenharia da Computação da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prof. Dawilmar Araújo, a demanda por esses profissionais vêm crescendo devido à constante expansão da tecnologia. No Vale do Paraíba, muitas empresas procuram este profissional para desenvolver softwares que auxiliam no andamento das atividades e das operação de equipamentos automotivos e de aeronaves. ”Há bastante oportunidade de trabalho para essa área, principalmente nos grandes centros”, ressaltou o professor.

Engenharia da Computação ou Ciência da Computação?

É importante lembrar que Engenharia da Computação é diferente de Ciência da Computação. Segundo Araújo, o Engenheiro da Computação projeta e tem um conhecimento maior na parte de programação. Já o profissional de Ciência da Computação, fica responsável pelas áreas de criação e de logística.

*Por Patrícia de Vilhena

About the author /


2 Comentários

  1. Mikeland Ferreira

    Pra fazer Engenharia da Computação, tem que saber de matemática? Dá pra aprender durante o curso?
    Qual o salário de um Engenheiro da Computação?
    ME ajuuuda!! To com dúvidas sobre o que cursar, Sistemas da Informação ou Engenharia.

  2. vivian

    Bom dia, Mikeland,

    As duas formações estão em alta no mercado de trabalho, pois são ligadas as novas tecnologias. Se você gosta de montar computadores e máquinas, criar sistemas de software e hardware, a Engenharia da Computação é o curso certo para você. No entanto, se a organização, o armazenamento e a recuperação de dados é o que você mais gosta na área de informática, Sistemas de Informação é o curso mais indicado.

    Agora se as dúvidas persistirem, agende uma Orientação Profissional no Vestibular UNITAU – o atendimento é gratuito e realizado nas segundas-feiras, no período da tarde. Para agendar ligue no 3625-4110 ;)

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *