O que faz um Engenheiro da Computação?

Engenharia de Computação

Quem ainda não sabe o que faz um Engenheiro da Computação precisa ficar atento às nossas dicas. Neste post, vamos falar sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho para este profissional.

A Engenharia da Computação é, relativamente, uma profissão nova no mercado e vêm conquistando o seu espaço, principalmente nos grandes centros.

O profissional dessa área pode projetar e construir computadores com os sistemas de hardware e de software ou planejar e programar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos. Além disso, é responsável por produzir novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores – de acordo com as necessidades do mercado. Outra importante área de atuação é como projetista, por exemplo, de robôs, de equipamentos de informática e de sistemas de computação em aeronave.

De acordo com o professor de Engenharia da Computação da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prof. Dawilmar Araújo, a demanda por esses profissionais vêm crescendo devido à constante expansão da tecnologia. No Vale do Paraíba, muitas empresas procuram este profissional para desenvolver softwares que auxiliam no andamento das atividades e das operação de equipamentos automotivos e de aeronaves. ”Há bastante oportunidade de trabalho para essa área, principalmente nos grandes centros”, ressaltou o professor.

Engenharia da Computação ou Ciência da Computação?

É importante lembrar que Engenharia da Computação é diferente de Ciência da Computação. Segundo Araújo, o Engenheiro da Computação projeta e tem um conhecimento maior na parte de programação. Já o profissional de Ciência da Computação, fica responsável pelas áreas de criação e de logística.

*Por Patrícia de Vilhena

About the author /


15 Comentários

  1. Mikeland Ferreira

    Pra fazer Engenharia da Computação, tem que saber de matemática? Dá pra aprender durante o curso?
    Qual o salário de um Engenheiro da Computação?
    ME ajuuuda!! To com dúvidas sobre o que cursar, Sistemas da Informação ou Engenharia.

  2. vivian

    Bom dia, Mikeland,

    As duas formações estão em alta no mercado de trabalho, pois são ligadas as novas tecnologias. Se você gosta de montar computadores e máquinas, criar sistemas de software e hardware, a Engenharia da Computação é o curso certo para você. No entanto, se a organização, o armazenamento e a recuperação de dados é o que você mais gosta na área de informática, Sistemas de Informação é o curso mais indicado.

    Agora se as dúvidas persistirem, agende uma Orientação Profissional no Vestibular UNITAU – o atendimento é gratuito e realizado nas segundas-feiras, no período da tarde. Para agendar ligue no 3625-4110 ;)

  3. Klayton Renan

    Quero fazer Engenharia da Computação, que cursos tenho que fazer para me preparar?
    Estou no 3º ano do ensino medio. Quero todas as dicas possiveis para me preparar.

  4. vivian

    Olá, Klayton!
    É sempre bom se preparar com cursos de aprimoramento na área de informática e inglês – conhecimentos, esses, indispensáveis para o mercado de trabalho ;)

  5. maria jessica lima da siva

    por onde deve começar para me preparar para ser uma engenheira da computação?

  6. vivian

    Olá, Maria Jessica!
    É sempre bom se preparar por meio de cursos de aprimoramento na área de informática e inglês – conhecimentos, esses, indispensáveis para o mercado de trabalho. Agora, sobre o vestibular, fique atenta as nossas dicas de estudos ;)

  7. Kalebe

    Olá, tenho 15 anos, estou no 2° Ano, tenho facilidade para aprender assuntos relacionados à tecnologias, (Com 11 anos formatei o meu primeiro computador) não sei oque quero fazer, apesar de gostar muito de computadores e sistemas operacionais (também de celulares)… Gosto também de assuntos sobre o espaço, como por exemplo, estrelas, luas, planeta, sol, buracos negros etc… Gosto muito de biologia também. Estou muito indeciso, pode(m) me recomendar algum curso bom?

  8. vivian

    Olá, Kalebe,

    Pesquise bastante sobre os cursos que você tem interesse e procure conhecer profissionais dessas áreas, além da rotina de trabalho que esses profissionais tem, isso te ajudará a eliminar as carreiras que não correspondem as suas expectativas. ;)

  9. Manopac Júnior

    Vou fazer uma correção, o engenharia da computação trabalha mais com hardware e cientista trabalha mais com software. Pronto!!

  10. daniel

    Curso Engenharia Civil, estou na engenharia básica ainda, no segundo ano posso trocar para a computação ?

  11. vivian

    Olá, Daniel,

    Entre em contato com a secretaria do curso de Engenharia da Computação, pelo telefone (12) 3629-5982, para se informar. ;)

  12. joallisson

    Olá,tenho 15 anos e quero fazer engenharia de computação, mas quero saber o que realmente devo estudar antes de entrar na faculdade

  13. vivian

    Olá, Joallisson!

    Procure se informar o máximo possível sobre a profissão, converse com profissionais e alunos da área, conheça o cotidiano de quem trabalha na área. Essas informações iniciais podem te ajudar a perceber o que é realmente necessário saber para seguir essa carreira e não deixe de estudar! ;)

  14. Gabriel Dias

    Queria saber se para fazer Engenharia da Computação tem que saber matemática ?
    Onde posso ver um profissional da Engenharia da Computação trabalhando para ter uma noção do que realmente faz ?

  15. vivian

    Olá, Gabriel!

    Uma das bases das engenharias é formada por estudos que envolvem cálculos. Para os alunos com dificuldades em matemática, a UNITAU oferece aulas gratuitas, em monitoria, que funcionam como um reforço aos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
    Se você quiser conhecer o Departamento de Informática da Universidade de Taubaté, envie um e-mail solicitando a visita para vest@unitau.br ou ligue no (12) 3625-4110. :)

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *