Como organizar os estudos durante o ano

Estudar, estudar, estudar… Parece que, neste ano, a sua vida se resume a isso. Livros, apostilas de todas as matérias e, ainda mais, ler e assistir jornais diários para acompanhar o que está acontecendo no mundo inteiro. Mas, como organizar os seus estudos durante este ano para mandar bem no Vestibular? Como montar uma rotina correta? O que fazer para relaxar?

Para acabar com essas dúvidas, o psicólogo Marco Polo, que já ajudou muitos estudantes no SAV, dá algumas dicas. Primeiro, ele sugere que o vestibulando crie um horário de estudos com alguns intervalos. Tipo, estudar duas horas, descansar um pouco e estudar mais duas horas. “É preciso manter o equilíbrio entre estudos e diversão. Cada um tem um ritmo diferente, então trace uma rotina que possibilite estudar sem excessos”, explica Polo, que também afirma que um ambiente tranquilo ajuda muito nos estudos.

O psicólogo alerta que é preciso começar a estudar agora e não deixar acumular matéria para o final do ano, porque o bicho pega.

Seguindo essas orientações, a estudante Vanessa Dias, de 17 anos, que estuda no Colégio e Curso Progressão de Taubaté, já organizou a sua rotina diária para este ano. “De manhã, faço curso de inglês, à tarde, revejo toda a matéria dada em sala de aula no dia anterior e à noite, vou para o cursinho”, explica Vanessa.

Estresse e cobrança em excesso podem prejudicar os estudos, por isso, Polo sugere aos vestibulandos que separem um horário na semana para curtir uma happy hour com os amigos e praticar algum esporte, além é claro, de não se esquecer de manter uma boa alimentação.

A Vanessa, por exemplo, optou dar uma relaxada somente no findi e curtir uma reuniãozinha com os amigos ou, se possível, uma baladinha. Ela também conta que, no final do ano, quando as provas do vestibular estiverem se aproximando, pretende maneirar nos estudos e somente rever as matérias que ainda não tiver fixado bem.

E você, como está organizando seus estudos? Não deixe de comentar aqui no blog!

(por Rafael Persan)

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *