PAM


O Programa foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos da Universidade de Taubaté a manterem o pagamento das mensalidades do curso de graduação em dia. Este Programa permite ao aluno adiar 25, 35 ou 50% do valor de sua parcela mensal, para pagamento logo após a conclusão, a desistência, o trancamento ou a transferência do seu curso, ou seja, o aluno completará o pagamento de seu curso em até o mesmo tempo de duração da utilização do benefício. Confira ao edital aqui.

   Principais condições: estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação presencial da UNITAU, com mensalidade a partir de R$750,00 (setecentos e cinquenta reais). Mais informações aqui.

310 Comentários

  1. vivian

    Olá, Ana!

    A ficha de inscrição poderá ser alterada assim que a data de limite do comparecimento a CPSA vencer (no alto da ficha de inscrição a uma indicação de data para o comparecimento a CPSA, é essa data que você deve esperar passar). Para outras informações procure o Setor de FIES, na Central do Aluno (Rua Barão da Pedra Negra, 162, Centro de Taubaté) ou ligue (12) 3625-4126.

  2. vivian

    Olá, Ana Flávia!

    Sobre as demandas no FNDE, ligue no 0800 616161 informando o número de protocolos e pergunte sobre o andamento delas. Sobre os aditamentos, entre em contato com o Setor de FIES, na Central do Aluno UNITAU (Rua Barão da Pedra Negra, 162, Centro de Taubaté) ou pelo telefone (12) 3625-4126.

  3. Andressa

    Oi, o fiador pode ser membro do seu grupo familiar?
    Exemplo: Grupo familiar – Mãe, aluna e irmã.
    Fiador – Mãe.

  4. vivian

    Olá, Andressa!

    O fiador pode ser qualquer pessoa, desde que não seja seu marido/esposa, tenha restrição no CPF ou tenha o nome em outro financiamento. Em caso de inclusão de dois fiadores, eles não podem ser casados entre si. 😉

  5. Raissa

    olá, preciso da ajuda…
    fiz meu aditamento 2015.1 e deu não simplificado, tenho que comparecer ao banco… o pessoal da faculdade me informou que deveria ser algum problema com o fiador, mas meu fiador já consultou o seu nome e não há nenhuma restrição… estou em atraso com a mensalidade trimestral, será que deu não simplificado por conta desse atraso?
    desde já agradeço

  6. vivian

    Olá, Raissa,

    Se seu aditamento deu não simplificado, você deverá comparecer a Central do Aluno para retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que contém o prazo para a ida ao banco. As determinações de Simplificado ou Não Simplificado são feitas pelo site do SisFIES, gerido pelo FNDE/MEC.

    Fique atenta aos prazos e não deixe de levar uma cópia do documento entregue pelo banco a Central do Aluno.

  7. Taffarel Freires

    Olá, o meu Aditamento deu Não Simplificado, eu sei que tenho que ir na CPSA e Depois Na Agência Finaceira, mas transferir de IES e a agência que fiz o meu Fies é muito longe de onde eu moro atualmente, será que eu posso ir em qualquer outra agência do mesmo Banco ‘Caixa Econômica’ pra resolver esse aditamento?? Agradeço desde já! Boa noite

  8. vivian

    Bom dia, Taffarel,

    A atualização contratual do FIES deve ser realizada na agência bancária em que você fechou o contrato. Para outras informações, ligue no (12) 3625-4126.

  9. Henrique

    Tenho FIES com fiador e gostaria de saber se ao fazer o adiamento posso excluir o fiador e fazer o aditamento sem fiador?

  10. vivian

    Olá, Henrique!

    Depois de assinar o contrato do FIES no banco, não é mais possível trocar o tipo de fiança.

  11. Adriano Carneiro dos Santos

    Fui ao CPSA para fazer o aditamento como já venho fazendo a 3 semestres, como mudei de engenharia de automação para mecânica, me informaram que teria que fazer a transferência dentro do site do Fies e depois retornar para o aditamento, porém ao retornar no CPSA me disseram que meu contrato tinham mais de 18meses e não poderia mais fazer a transferência e nem voltar para o meu curso de origem, que deveria transferir de faculdade ou cancelar o Fies.
    Gostaria de saber oque posso fazer para me manter no curso de Mecânica tendo o Fies?
    Ou, cancelando como seria feito com os meses de 2015 pago com o desconto do fies?
    Oque eu faço?

  12. Rosa Angela Costa

    boa noite o aditamento da minha filha deu nao simplificado por um erro no sistema que nao atualizou a renda do fiador.meu fiador declara renda com pro-labore e o banco nao quer aceitar ele mais como fiador,posso trocar o fiador no banco ou preciso fazer novo aditamento.obrigada aguardo resposta.

  13. Izabella Miorin Gancedo

    Consegui fazer a inscrição no FIES. Vou na CPSA nessa semana, tenho umas dúvidas:
    Meu padrasto e fiador está sem RG, pode apresentar carteira de motorista ou carteira de trabalho ?
    Os documentos são somente os enumerados acima (a-j) ou tem mais alguma coisa ?

  14. Wadna

    Como faço para alterar a data de comparecimento a CPSA ? pois eu perdi o prazo.

  15. vivian

    Olá, Wadna!

    Acesse a sua ficha de inscrição no FIES, com CPF e senha cadastrados, e verifique se seus dados continuam gravados. Caso não estejam tente regravá-los e imprimir novo comprovante para gerar nova data e comparecer a CPSA. Para outras informações, ligue no (12) 3625-4126 do Setor de FIES da UNITAU.

  16. vivian

    Olá, Izabella!

    O documento de identificação do seu padastro/fiador pode sim ser a carteira de motorista (CNH), desde que não esteja vencido. Quanto a documentação, é necessário comprovar os vínculos entre as pessoas que moram na sua casa e a renda de cada uma – ou seja, são necessários documentos de identificação (RG e CPF), certidão de casamento (para a comprovação de que o seu padrasto faz parte do grupo familiar e a separação entre seus pais), comprovante de residência (água, luz ou telefone móvel), comprovantes de renda (holerites, decores, pró-labores, imposto de renda ou declarações de renda ou não renda), além da comprovação de conclusão do ensino médio e participação em alguma das edições recentes do ENEM.

    Para outras informações, ligue no (12) 3625-4126 do Setor de FIES da UNITAU.

  17. vivian

    Olá, Rosa!

    Para a troca do fiador, é necessário consultar sua agência para verificar a possibilidade de inclusão de um novo fiador, diferente do que está na DRM. Caso, não seja possível, será necessário aguardar o vencimento do prazo do banco e mais cerca de 15 dias, para que o status do aditamento mude para “cancelado por decurso do banco”.
    Para outras informações, ligue no (12) 3625-4126 do Setor de FIES da UNITAU.

  18. vivian

    Olá, Adriano!

    Todos os casos estão sendo avaliados pela CPSA, para posterior encaminhamento das soluções possíveis. Para outras informações, ligue no (12) 3625-4126 do Setor de FIES da UNITAU.

  19. alexandre teixeira

    olá, Renda dos fiadores não esta atualizando para os futuros aditamentos, fica aparecendo a renda do primeiro contrato mesmo já terem sido apresentados ao banco em aditamentos de renovações anteriores os documentos que comprovem as rendas dos fiadores, atualizo em um semestre a renda e no outro semestre quando vou fazer o aditamento fica como se eu não tivesse atualizado, aparece a renda do primeiro contrato do fies dessa forma o aditamento é sempre não simplificado. devido a ou morar em uma cidade que fica distante da agencia que preciso fazer o aditamento e aos fiadores residirem em cidades diferentes isso gera um certo transtorno todos os semestres, por gentileza peço para darem uma olhada em meu caso para futuros aditamentos que fique a renda que eu atualizei nesse aditamento desse semestre ( primeiro semestre de 2015). . a renda dos fiadores aparece a mesma desde que eu fiz o contrato no site do fies toda vez que vou fazer o aditamento ele é não simplificado pois a renda nunca é suficiente, como proceder nessa situação?já fiz vários aditamentos não simplificados.
    obrigado pela atenção.

  20. vivian

    Olá, Alexandre!

    Possivelmente, o problema esteja na atualização dos dados fornecidos pela agência bancária. Para mais informações, ligue no 0800 616161, do Ministério da Educação e registre seu questionamento.

  21. ANDRE FOLETTO

    Para novos contratos a partir de 30 de março 2015 tenho que ter no mínimo 450 pontos no enem e não ter zero na redação,onde eu tenho que comprovar isso?

  22. vivian

    Olá, André!

    A comprovação das informações declaradas na inscrição do FIES é feita na entrega de documentos à CPSA, no Setor de FIES da UNITAU.

  23. Thainara

    Queria saber se consigo me transferir para a Unitau com o fies, porque o tempo do curso na instituição que estou são 10° semestre, e de vocês 8° teria algum problema com isso ou não?

  24. vivian

    Olá, Thainara!

    Você só não poderia transferir seu FIES para a UNITAU, caso o curso no qual você se matricule não seja contemplado pelo Financiamento Estudantil. Para outras informações, ligue no telefone (12) 3625-4126, do Setor de FIES da UNITAU 😉

  25. Izabella Miorin Gancedo

    Bom dia, foi-me pedida uma declaração de união estável da minha mãe e meu padrasto, no cartório pediram pra perguntar na CPSA se as assinaturas das testemunhas precisam ter firma reconhecida.

  26. Tábata Carneiro

    Olá, não compareci ao CPSA no prazo, esperei a data passar para fazer uma nova inscrição e agora não consigo mais acessar o site, sempre da erro, CPF ou senha inválida, codigo de verificação não confere…
    O que devo fazer?

  27. vivian

    Olá, Tábata!

    Tente ir pela opção “Perdi meu e-mail”, caso não consiga entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.

  28. Tábata Carneiro

    Onde fica essa opção?
    Eu entro na página do fies, vou em: fazer inscrição, aparece os campos a serem preenchidos, CPF, senha e código de verificação, preencho corretamente e da erro, senha incorreta, CPF inválido, código de verificação não confere…

  29. kettilen

    Olá, perdi a o prazo de comparecimento ao banco para o aditamento do FIES, tem como eu tirar uma nova DRM? A partir de quantos dias do vencimento da data?

  30. Suely

    No preenchimento para FIES, coloquei que moro com tia, e como não tem esse termo no grupo familiar, coloquei como tutora. Isso vai ter problema para provar ? Porque tbem renda dos meus pais ultrapassa para sair FIES

  31. Samuel Soares

    Olá, eu recentemente consegui me inscrever no site do Fies mas estou com uma dúvida, coloquei minha mãe como fiadora, mas acho que ela tá com o nome sujo. Mesmo assim ela pode ser minha fiadora ? Abraços

  32. Hugo Machado

    Queria saber se tem como ter o fies no meio do ano, durante o vestibular de inverno e se o curso de engenharia da computação vai estar disponível.

  33. vivian

    Olá, Kettilen!

    Não é possível imprimir nova DRM, assim é preciso esperar cerca de 5 dias úteis após o vencimento do prazo do banco – verifique no site do Fies, fazendo o login com seu CPF e sua senha, o status que deverá aparecer é o de “cancelado por decurso do banco” – para realizar novo aditamento. Para outras informações, entre em contato com o Núcleo FIES da UNITAU pelo telefone (12) 3625-4126.

  34. vivian

    Olá, Suely!

    Toda informação colocada na inscrição do FIES deve ser comprovada por meio de documentos legais. Assim, sua tia pode ser sua fiadora, mas não pode ser grupo familiar, a não ser que haja termo de tutela expedido por um juiz. Para outras informações, entre em contato com o Núcleo FIES da UNITAU pelo telefone (12) 3625-4126.

  35. vivian

    Olá, Samuel!

    Qualquer pessoa, desde que não seja seu cônjuge, tenha o nome comprometido com outro financiamento ou tenha restrição no CPF, pode ser sua fiadora. Caso a dúvida quanto a restrição no CPF da sua mãe persista, por favor, entre em contato com a agência bancária escolhida para a assinatura do contrato do FIES.

  36. vivian

    Olá, Hugo!

    A Universidade de Taubaté é conveniada ao FIES e, como todas as outras instituições conveniadas ao Financiamento Estudantil, deve aguardar por novas orientações do Ministério da Educação (MEC) para inscrições no 2º semestre. Assim, fique atento ao nosso site e ao portal do FIES.

  37. Tulio Menezes

    Olá, pessoal.
    Eu fiz meu aditamento e tive que mexer nos dados do meu fiador. Com isso fiquei com o aditamento NÃO SIMPLIFICADO. E me deu um prazo para comparecer ao banco e perdi esse prazo. Corre o risco de eu perder meu financiamento ??

  38. vivian

    Olá, Túlio!

    Verifique no site do FIES se o status do seu aditamento está “Cancelado por decurso do banco”, se estiver compareça ao Núcleo de FIES para realizar novo aditamento. Para outras informações, entre em contato com o Núcleo de FIES da UNITAU pelo telefone (12) 3625-4126 ou pelo e-mail fies@unitau.br.

  39. Daniele

    Olá, O não comparecimento ao banco na data limite, corre o risco de perder o financiamento? Realizando o novo aditamento apos 5 dias úteis, volta a regularizar? Obrigada

  40. vivian

    Olá, Daniele!

    Como o prazo para os aditamentos foi prorrogado pelo MEC, você ainda tem esse mês para regularizar a sua situação. Para outras informações, entre em contato com o Núcleo FIES da UNITAU pelo telefone (12) 3625-4126 ou pelo e-mail fies@unitau.br 🙂

  41. vivian

    Olá, Emanuel!

    Dúvidas sobre o contrato do FIES podem ser tiradas junto ao MEC, pelo telefone 0800 616161.

  42. Jessica

    Olá!
    Peguei a DRM na faculdade, porém era para eu ter levado ao banco até dia 28/06 e eu perdi o prazo! O que eu faço?
    Obrigada

  43. vivian

    Olá, Jessica!

    Acesse o portal do SisFIES, com seu CPF e senha, e assim que aparecer a mensagem “Cancelado por decurso do banco”, em frente ao semestre referente ao aditamento realizado, procure o Núcleo de FIES para refazer seu aditamento.

    Não deixe de realizar essa verificação diariamente, para que a renovação do próximo semestre do seu FIES não fique comprometida!

  44. Ana Beatriz

    As matriculas para entrar na unitau acontecem dia 2 e 3, o FIES está previsto para sair dia 3, caso o FIES saia outro dia eu ainda poderei fazer minha matricula?

  45. vivian

    Bom dia, Ana Beatriz!

    As matrículas, em primeira chamada, acontecem nos dias 2 e 3 de julho. Dependendo do curso em que você esteja inscrita, você poderá realizar a matrícula em segunda chamada, nos dias 7 e 8 de julho.
    Os cursos com maior concorrência, como Medicina, não permitem que o candidato se matricule após as datas divulgadas – ou seja, os aprovados em primeira chamada, não poderão tentar matricular-se nos dias 7 e 8 de julho.
    Qualquer dúvida, ligue no (12) 3625-4153 ou compareça pessoalmente à Central do Aluno UNITAU, que fica na Rua Barão da Pedra Negra, 162, no Centro de Taubaté.

  46. Bruna

    Meu aditemento é não simplificado. Um dos fiadores que está na DRM não pode ser mais meu fiador, posso comparecer ao banco com um fiador diferente no que está na DRM?
    Desde já agradeço!!

  47. vivian

    Olá, Bruna!

    Ligue no 0800 616161 do MEC e explique a sua situação, anote o protocolo de atendimento e sigas as instruções do atendente.

  48. Leonardo

    Com toda essa corta de verba no Fies, essas regras continuam valendo ou as restrições de renda mudaram?

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *