PAM


O Programa foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos da Universidade de Taubaté a manterem o pagamento das mensalidades do curso de graduação em dia. Este Programa permite ao aluno adiar 25, 35 ou 50% do valor de sua parcela mensal, para pagamento logo após a conclusão, a desistência, o trancamento ou a transferência do seu curso, ou seja, o aluno completará o pagamento de seu curso em até o mesmo tempo de duração da utilização do benefício. Confira ao edital aqui.

   Principais condições: estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação presencial da UNITAU, com mensalidade a partir de R$750,00 (setecentos e cinquenta reais). Mais informações aqui.

310 Comentários

  1. Eliton

    Boa noite, moro com a avó da minha namorada, mas na hora de incluir ela no grupo familiar não existe nenhuma opção que eu possa colocar por exemplo outros… o que eu faço, deixo sem ?

  2. vivian

    Olá, Eliton,

    Para o FIES, o grupo familiar é formado por: pai, mãe, irmãos, tutelados e curatelados – nesses dois últimos, é necessário o termo do juiz. Se quiser outras informações, ligue ou compareça ao Setor de FIES da UNITAU.

    Setor de FIES UNITAU
    Telefone: (12) 3625-4126
    End: Rua Barão da Pedra Negra, 162, Centro, Taubaté/SP

    🙂

  3. Guilherme Augusto

    Boa noite. Fiz a minha inscrição no SisFies como não bolsista, assim solicitando 100% de financiamento pelo fies. Caso eu ganhe bolsa de 50% posso reduzir o valor do financiamento pelo fies?

  4. vivian

    Olá, Guilherme,

    Após assinar o contrato do FIES, os alunos podem solicitar tanto a troca de fiadores quanto a redução do percentual de financiamento. É importante ficar atento, pois uma vez reduzido o percentual o valor não mais poderá ser aumentado (exemplo: se você solicita 100% e depois reduz seu percentual, caso você venha a precisar dos 100% novamente, não mais poderá tê-lo).
    Para mais informações, você pode ligar no telefone (12) 3625-4126, do Setor de FIES da UNITAU.

  5. Danielle Cardoso

    Bom-dia!

    Sou formada em Recursos Humanos e quero iniciar o curso de Administração, gostaria de saber como funcionaria a análise de matérias (que poderia eliminar) e se com a eliminação de algumas matérias é possível dar entrada no FIES. Mesmo formada, o vestibular é critério para ingressar no curso?

    Att,
    Danielle.

  6. vivian

    Olá, Danielle,

    Para a eliminação de matérias é necessário que você leve ao Departamento, após a matrícula, o seu histórico escolar para que seja feita a análise de currículo. Quanto ao FIES, Administração está entre os cursos que não estão disponíveis para o Financiamento Estudantil. Já sobre o Vestibular, se você quiser garantir sua vaga, é importante realizar o processo seletivo.

    Mais informações você pode obter pelo telefone (12) 3625-4110 ou pelo 0800 55 72 55 da UNITAU.

  7. CAMILA

    Olá, boa tarde.
    Quero saber se a UNITAU já cobre o curso de direito com o FIES, a porposta era pro ano de 2015, mais não consigo informações no site da UNITAU .

  8. vivian

    Bom dia, Camila,

    O curso de Direito não está disponível para o Financiamento Estudantil (FIES), mas há outras possibilidades de benefícios como: o Programa Escola da Família, Bolsa Estágio interno, entre outras opções, além disso há algumas prefeituras que disponibilizam programas de incentivo – um exemplo é o SIMUBE da Prefeitura de Taubaté.

    Para outras informações, você pode ligar no telefone (12) 3625-4180, da Pró-reitoria Estudantil.

  9. Joucian

    Ola, eu sou aluno da UNP-NATAL RN,eu acabei o segundo periodo agora em dezembro, eu sou aluno fies e quero mudar para outro curso na unp mesmo, so que quando eu tento solicitar a transferencia integral fica aparecendo uma mensagem dizendo: (a universidade não retornou) oque faço ?

  10. vivian

    Olá, Joucian!

    Entre em contato com a secretaria da instituição em que você estuda e se quiser mudar de universidade, a UNITAU tem 42 cursos, sendo que 36 deles estão disponíveis para o FIES. Outras informações, sobre o processo de transferência, você pode obter no site da UNITAU. 🙂

  11. MONIQUE

    Ola, tenho 20 anos, moro sozinha apartado dos meus pais, tenho uma renda de 1.500,00 que recebo do meu pai como mesada. Posso fazer FIES e colocar meu pai como meu fiador.

  12. vivian

    Olá, Monique,

    Qualquer pessoa, que possua renda igual ou superior a duas vezes o valor da mensalidade do seu curso e que não seja seu cônjuge, não tenha renda comprometida com outro financiamento ou possua restrição no CPF, pode ser fiador no FIES.

  13. Adriana Lima

    Boa Tarde! Como faço para mudar os fiadores do Fies , já que estão com restrição no SPC no momento? tenho que mudar toda documentação novamente? Posso mudar o agência na qual foi feito o financiamento no primeiro semestre? O meu fies foi feito no meio do ano de 2014, eu só tenho Janeiro de 2015 para resolver isto?

  14. Erick

    Olá!
    Moro com meus pais e dois irmãos.
    A renda bruta familiar chega próximo de 20 salários mínimos.
    Posso me inscrever no fies? necessito de algum fiador?

  15. vivian

    Olá, Adriana!

    A partir do dia 21/01/15 procure o Setor de FIES, para a renovação do seu financiamento, nesse momento é possível realizar a troca de fiadores.

  16. vivian

    Olá, Erick,

    O site do FIES está em manutenção, a partir do dia 18/01/15 estará disponível novamente para inscrições. No ato da inscrição, o próprio site fará o cálculo sobre a renda e disponibilizará um percentual – caso a renda fique dentro dos requisitos do FIES. Quanto ao fiador, será necessário que você inclua um ou acrescente dois para que a renda seja suficiente para prosseguimento à inscrição.

  17. crislaine

    Olá Bom dia

    Eu consigo dar entrada no fies com o comprovante que fiz a prova do enem? Eu nunca fiz enem e terminei o ensino em 2013 vou fazer a prova em 2015!!

  18. vivian

    Olá, Crislaine!
    Aos formandos do Ensino Médio a partir de 2010 é obrigatório a participação no ENEM, para ingresso ao FIES. E fique atenta, porque após o dia 30/03/2015 também será obrigatório que esses candidatos apresentem desempenho igual ou superior a 450 pontos e não zerem na redação.

  19. Rafaela

    Boa tarde
    Meu pai é profissional autonomo mas não possui Decore, qual outro documento posso levar na Universidade?

  20. Carolina

    Olá,
    O fiador do aluno fica com a renda comprometida?
    Por exemplo, sou fiadora de um aluno e preciso de um financiamento bancário para compra de um imóvel. O valor da mensalidade desse aluno será subtraída da minha renda?

  21. Luzia

    Olá
    Minha filha irá fazer um curso de licenciatura, sendo assim ela pode solicitar o FGDUC ?
    Quanto tempo demora para a CPSA avaliar a documentação ?
    Obrigada desde já pela atenção.

  22. vivian

    Olá, Luiza!

    Todos os cursos de licenciatura podem ser feitos pelo FGEDUC. Para a inscrição, com esse tipo de fiança, é importante comparecer ao Setor de FIES para se informar sobre a documentação necessária.

    O Setor de FIES, fica na Central do Aluno, na Rua Barão da Pedra Negra, 162, Centro de Taubaté.

  23. vivian

    Olá, Carolina!

    Sobre o comprometimento da renda, você pode entrar em contato com a agência bancária em que assinou o contrato do FIES e esclarecer essas dúvidas.

  24. vivian

    Olá, Rafaela!

    O profissional autônomo deve comprovar renda por meio de um dos documentos abaixo:
    * DECORE;
    * PROLABORE;
    * Imposto de Renda declarada – ano 2014, exercício 2015;
    * Declaração a próprio punho, informando o tempo de profissão e o valor dos rendimentos, com firma reconhecida em cartório – esse documento não serve, caso seu pai seja também seu fiador.

    Para mais informações, procure o Setor de FIES, na Central do Aluno, que fica na Rua Barão da Pedra Negra, 162, Centro de Taubaté, ou ligue no (12) 3625-4126.

  25. Marcelo

    Onde deve-se levar a documentação do Fies na Universidade, na Pró-Reitoria ou na Central do Aluno?

  26. vivian

    Olá, Marcelo!

    O FIES da UNITAU fica dentro da Central do Aluno, na Rua Barão da Pedra Negra, 162, Centro de Taubaté.

  27. Lisley Nogueira

    Curso jornalismo pelo FGDUC, quero transferir minha faculdade para Unitau,é possível a trasnferência?

  28. vivian

    Olá, Lisley!

    É possível transferir o curso e o FIES para a UNITAU. Para isso:
    1. faça a sua transferência acadêmica;
    2. depois solicite a transferência de FIES no SisFIES Portal, com seu CPF e sua senha;
    3. imprima 2 cópias do comprovante da solicitação de transferência;
    4. entre em contato com a faculdade em que você estava matriculada, levando uma via do comprovante;
    5. traga a outra via do comprovante de solicitação de transferência do FIES ao Setor de FIES da UNITAU, para a efetivação da transferência e renovação do FIES no seu novo curso.

    Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com o Setor de FIES pelo telefone (12) 3625-4126 ou pessoalmente no endereço: Rua Barão da Pedra Negra, 162, Centro, Taubaté.

  29. bia

    Oie, tenho uma duvida, comecei enfermagem em uma universidade aqui na minha cidade e eu pagava a mensalidade sem auxílio do fies, porém no último semestre acabei saindo inadimplente, mas a dívida ficou no nome da minha mãe e como n fiz a matricula deu como desistência, aí fiz o vestibular em outra universidade e passei, essa dívida pode atrapalhar meu financiamento?

  30. bia

    Ah tenho outra dúvida tbm, o site de inscriçao para o fies está em manutençao e disse que voltaria dia 18 mas hj já é dia 19 e o 0800 616161 não completa a ligação, será que vai demorar para o site voltar ao ar?

  31. vivian

    Olá, Bia!
    De acordo com o Artigo 6º, da Lei 12.801, de 24 de abril de 2013, apenas os fiadores não poderão ter restrições no CPF; e se forem casados, os respectivos cônjuges também participam da mesma regra. Assim, se a dívida estiver no seu nome, não há problemas para a adesão ao FIES.

  32. vivian

    Olá, Bia!
    Sobre a indisposição do site é preciso aguardar até que ele retorne para acesso de alunos; quanto ao 0800 do MEC, provavelmente, esse deve estar com muitas ligações simultâneas, o que gera o bug o operador.

  33. Jacqueline

    Boa Noite,
    È possível fazer a inscrição do Fies na Stand na faculdade?
    Pois estou muito preocupada , e não atingi 450 pontos no Enem e eu tenho até dia 30/03 para realizar a inscrição, caso contrário Fies não aceitara, se isto ocorre posso usar minha mãe como financiadora com nome sujo ?
    Obs: site pode voltar em julho, confirma isto?

  34. Driély

    Olá , vou fazer faculdade pelo FIES , e era pra ter aberto as incrições já, porém ainda não abriram e não tenho condições de pagar a próxima mensalidade, o que devo fazer se vencer a próxima parcela?

  35. vivian

    Olá, Jacqueline!

    Por enquanto, não é possível fazer a inscrição no FIES, pois o site está em manutenção. Fique atenta ao SisFIES para inscrever-se e tome cuidado para não deixar para depois do dia 30/03.
    Quanto ao fiador, procure a agência bancária (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), em que você assinará o contrato, para esclarecer dúvidas sobre a fiança, contrato e posterior pagamento.

  36. vivian

    Olá, Driély!

    Por enquanto, não é possível realizar a inscrição no site do FIES, porque esse está em manutenção. Por isso, fique atenta ao site SisFIES para inscrever-se assim que o MEC liberar novas inscrições.

  37. Maisa

    Por favor, preciso muito de um esclarecimento… Tenho uma dúvida: sou independente dos meus pais desde os 21 anos (tenho 24 hoje)… Moro só em outra cidade e trabalho com uma loja online (onde tiro uma renda de 1200,00 mais ou menos)… Passei no vestibular. Porém liguei para a faculdade e eles falaram que na hora de comprovar a renda para solicitar o fies a renda dos meus pais iria contar… Não entendo, se eles entrarem consigo só 75% e não tenho condições de pagar os 25% pq meu salário não daria é meus pais não pagam mais nada para mim. Entendeu minha dúvida? Por favor me esclareça se isso é certo? Mesmo sendo independente tenho q colocar a renda dos meus pais (que já é comprometida com várias outras coisas) somada a minha? ) to desesperada

  38. vivian

    Olá, Maísa!

    A renda bruta familiar conta, quando você mora com a sua família. Se você mora sozinha, coloque no campo renda bruta familiar os seus rendimentos brutos, ou seja, sem descontos com eventuais despesas.
    É importante ficar atenta a alguns requisitos para a comprovação dessa renda. Para outras informações, ligue no telefone (12) 3625-4182, do Setor de FIES.

  39. Suellen Araújo

    Gostaria de saber se duas pessoas de uma mesma família podem fazer o FIES. No caso duas irmãs, podem ?

  40. vivian

    Olá, Suellen,

    Podem sim, só não podem ter o mesmo fiador. Para outras informações, você pode ligar no telefone (12) 3625-4126, do Setor de FIES 😉

  41. Jonielson Vieira

    Olá,
    Quero solicitar o financiamento do Fies esse ano, só que meu pai é vereador e também paga o financiamento do nosso carro, mesmo assim a nossa renda familiar ultrapassa o valor do meu curso. Posso fazer o financiamento do Fies e usar meu pai como fiador?

  42. vivian

    Olá, Jonielson!

    Assim que o site do FIES estiver liberado, faça a sua inscrição pois o próprio sistema te dirá o percentual a que você teria direito.
    Quanto ao fiador, por favor, consulte a agência bancária (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) em que assinará o contrato, para saber sobre as condições para o fiador.

  43. aline

    Ola por favor me esclareça uma duvida: sou casada e moro no mesmo endereço porem em casas diferente do meu pai, nos nao dividimos contas e eu nao gostaria de por ele na mesma renda pois ficaria com 75% de financimento, sendo ass teria como excluir meu pai da renda, mesmo morando no mesmo endereço?

  44. eliana

    Fiz inscrição da minha filha no Fies, ela não tem renda. Como grupo familiar coloquei a minha renda e a do pai dela coloquei zerada. Mas ele tem uma renda de 1.362,00 que não vai comprometer o percentual, será que vai dar problema?

  45. vivian

    Olá, Aline,

    Se vocês moram em casas diferentes e de forma independente, você precisa ter comprovantes de residência em seu nome (água, luz ou telefone móvel). Para outras informações, entre em contato com o Setor de FIES pelo telefone (12) 3625-4126.

  46. vivian

    Olá, Eliana,

    No campo renda bruta familiar coloque o total de vencimentos de quem tem renda na família. Já no campo renda bruta individual, se sua filha, a aluna, não possuir renda, coloque zerada (0,00). Para outras informações, entre em contato com o Setor de FIES pelo telefone (12) 3625-4126.

  47. CRISTIANE

    Bom dia Vivian,

    Meu namorado está fazendo o processo do Fies e surgiu uma dúvida. Ele mora sozinho, porém tem duas filhas que ele paga pensão , acordado judicialmente. Ele pode coloca-las no grupo familiar? Se não puder, então porque é necessário apresentar esse acordo judicial?

  48. vivian

    Olá, Cristiane!

    O FIES considera como grupo familiar as pessoas que moram com o aluno. O valor de pensão só entra na renda se for ele (o aluno) quem recebe esse benefício. Para mais informações, entre em contato com o Setor de FIES pelo telefone (12) 3625-4126.

  49. Ana Flavia

    Consegui o financiamento em outubro de 2013.
    Em junho de 2014 foi o meu primeiro aditamento, onde não foi concluído por que no sistema constava que meu fiador estava comprometido em outro financiamento (236 – esse código aparece o sistema).
    Comecei as ligações pro FNDE, enviando demandas contando o ocorrido pra que eles pudessem ajudar de alguma forma. Também fomos em vários órgãos, como receita federal, serasa e entre outros, para ver em qual local era essa pendencia, só que não constava nada.
    Depois de varias ligações e varias demandas eles só pediam para eu esperar e nunca me respondiam o que era ao certo.
    Chegou o segundo aditamento que foi agora no segundo semestre de 2014, e novamente não consegui concluir, pelo menos motivo e a faculdade me impossibilitou de continuar estudando com a bolsa, me cobrando os meses que o Fies não cobriu.
    Enfim foi exatamente isso. Gostaria muito de ajuda pra poder saber como proceder e voltar a estudar!
    É URGENTE, OBRIGADA

  50. ANA

    Fiz a minha inscrição no Fies,mas coloquei a renda do meu marido errada. Tem como fazer a alteração?

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *