PAM


O Programa foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos da Universidade de Taubaté a manterem o pagamento das mensalidades do curso de graduação em dia. Este Programa permite ao aluno adiar 25, 35 ou 50% do valor de sua parcela mensal, para pagamento logo após a conclusão, a desistência, o trancamento ou a transferência do seu curso, ou seja, o aluno completará o pagamento de seu curso em até o mesmo tempo de duração da utilização do benefício. Confira ao edital aqui.

   Principais condições: estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação presencial da UNITAU, com mensalidade a partir de R$750,00 (setecentos e cinquenta reais). Mais informações aqui.

310 Comentários

  1. vivian

    Olá Bruno!
    Você já compareceu a PRE para levar sua documentação? Se ainda não, você consegue alterar.

  2. vivian

    Eliseu, ligue na PRE (12)3625-4180 e irão te ajudar a corrigir os dados!

  3. maiara

    ola, tenho uniao estavel com meu namorado, moramos juntos, mas na ficha do fies nao aparece a opcao conjuge, ou namorado, ou marido. oque eu coloco?

  4. vivian

    Olá Maiara, ele será seu fiador? É que o cônjuge não pode ser o fiador, mas se vocês apenas namoram, pode colocá-lo como tal.

  5. Luana

    Eu conclui o aditamento do fies, só que teve uns erros… como eu faço para poder voltar e editar novamente? Obrigada. Preciso muito corrigir o aditamento, antes de levar ao banco.

  6. vivian

    Olá Luana, você é de qual curso? Já trouxe a documentação na UNITAU?

  7. Jamile

    No meu caso , o Banco não consegue concluir pois aparece que a Faculdade precisa fazer o Pre-ADITAMENTO
    O que isso significa ?
    Estou ficando louca, pois a Faculdade fala que o Banco que precisa resolver e o Banco contraria e fala que o problema é a faculdade o que faço ?
    Me ajudem preciso de ajuda
    Obrigada

  8. vivian

    Jamile, o seu é aditamento ou é inscrição?

  9. eder

    meu aditamento deu não simplificado, pois a renda do meu fiador não passou tenho que acrescentar um novo fiador.preciso levar a documentação primeiro fiador novamente?

  10. vivian

    Olá Éder, tudo bem?
    Você já compareceu a PRE e/ou sua data no banco já passou?

  11. Raphael Ribeiro

    Olá meu aditamento não foi simplificado , tive que trocar de fiador , mais o conjuge do meu fiador esta com nome sujo isso interfere?

  12. vivian

    Olá Raphael, tudo bem?
    Infelizmente, a renda do conjuge interfere na renda do fiador e, por isso, ele não poderá ser seu fiador.

  13. Rafaela

    Eu não paguei a taxa trimestral, pois eu esqueci! Eu vou perder o FIES? Como eu faço?

  14. vivian

    Olá, Rafaela, tudo bem?

    Você deve ir ao banco em que fechou o contrato do FIES e verificar como está sendo feita a cobrança das trimestrais (débito automático ou boleto), regularizar a situação e ficar atenta sempre as datas de vencimento. 😉

  15. Maikon Douglas

    Boa noite , eu possuo O Fies e estou com restrição no meu Cpf queria saber se mesmo assim consigo fazer o aditamento de renovação.

  16. vivian

    Olá, Maikon, tudo bem?

    Se você possui FIES desde o ano passado, ou de anos anteriores, e ainda não realizou o seu aditamento, você deve procurar o setor de FIES da UNITAU para regularizar sua situação – quanto a restrição no CPF, o único impedimento, para a renovação do FIES, é quando essa é relativa ao seu fiador ou cônjuge do mesmo.

    Qualquer dúvida, você pode ligar no 3625-4126 e não deixe de fazer o seu aditamento o mais breve possível! 😉

  17. Marcos

    Fui beneficiado pelo FIES em 2013, hoje meu fiador está com o nome no SPC/SERASA, isso é algum problema para mim? Tenho que fazer o que?

  18. vivian

    Olá, Marcos, tudo bem?

    Como você já tem FIES desde o ano passado, é preciso fazer o Aditamento ou Renovação do seu contrato. Para isso procure o mais breve possível o setor de FIES, que fica a Rua Barão da Pedra Negra, 162, no Centro de Taubaté. Quanto ao seu fiador, caso ele não consiga regularizar a situação do CPF dele, será necessário fazer a troca do mesmo – você pode incluir até dois fiadores para somar a renda necessária, mas não deixe de fazer o seu Aditamento, o prazo vai até o dia 20 de maio de 2014.

    Qualquer dúvida, ligue no 3625-4126.
    🙂

  19. Maria

    Olá,
    Eu esqueci de pagar a taxa do FIES, e já tá no tempo do aditamento e eu ainda não fui liberada pra fazer, será que tem algo a ver com isso? Tou muito preocupada.

  20. vivian

    Olá, bom dia, Maria!

    Desde quando você tem FIES? Se for desde o ano passado, sim já está em tempo de fazer o aditamento e você precisa fazê-lo logo, o prazo limite é o fim dessa semana. Para realizar a renovação do FIES é necessário que as trimestrais estejam sendo pagas em dia, caso estejam atrasadas, é preciso regularizar essa situação junto ao banco – na agência em que foi fechado o contrato do FIES. São três dias para que o banco libere o aditamento. Fique atenta aos prazos e não deixe de fazer o seu!

    Se o seu contrato foi fechado nos primeiros meses de 2014, ainda não é necessário realizar o aditamento, uma vez que esse procedimento é a renovação semestral do FIES.

    Qualquer dúvida, você pode ligar no setor de FIES da UNITAU, 3625-4126.
    😉

  21. Tibério Gusmão Souza

    Ganho R$ 17.272,00 brutos. Quero ser fiador de minha filha no curso de medicina. Posso? Em caso negativo, como devo proceder para conseguir um financiamento.

  22. vivian

    Bom dia, Sr. Tibério!

    Os requisitos gerais para o fiador são:
    * renda mensal bruta no valor correspondente a duas vezes o valor da mensalidade do curso em que o aluno está matriculado;
    * não possuir restrição no CPF;
    * não ter a renda comprometida em outro financiamento.

    Outras orientações, sobre a possibilidade de fiança, podem ser obtidas diretamente na agência bancária em que o contrato do FIES será assinado.

    A qualquer dúvida, estamos à disposição!

  23. Dayana

    Bom dia, vou precisar trocar o fiador pois o meu está com o nome restrito, porém estou sem opção, posso juntar a renda de um casal?? Marido e esposa e os dois juntos ser os meus fiadores?? ou só pode contar a renda de um somente???

  24. vivian

    Bom tarde, Dayana,

    Para estar apto a ser fiador é necessário: renda mensal, com duas vezes o valor da mensalidade do seu curso; não ter restrição no CPF; não ser fiador de outro aluno.

    Quanto a utilização de dois fiadores, os dois precisam estar dentro das condições acima citadas, e não é possível a inclusão de cônjuge como fiador. Para mais informações quanto a fiança, você pode consultar a agência bancária em que assinou o contrato.

    A qualquer dúvida, estamos à disposição!

  25. neia

    eu li numa matéria que mesmo se o aluno tiver restrição no spc ele pode solicitar o fies. isso procede?

    aguardo

  26. vivian

    Boa noite, Neia,

    Você pode consultar junto à agência do banco de sua escolha (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para mais informações sobre restrição do aluno no SCPC.

    A qualquer, dúvida estamos à disposição. 😉

  27. IARA BRENDA

    Olá , fiz o meu aditamento mais deu não simplificado devido o valor da minha mensalidade não ser duas vezes maiores que renda do meu fiador , mas acontece que ja faz 3 anos que já tenho FIES mas agora que isso aconteceu , no momento do aditamento optei por aumentar a renda do meu fiador por ele ser a unica opção de escolha que eu tenho mas o problema que eu acho que ele esta com o nome sujo agora ele é um autonomo ! qual o problema que vai ocasionar ? ?

  28. vivian

    Boa noite, Iara,

    Você pode verificar a situação do seu fiador junto à agência bancária em que você assinou o contrato do FIES. Para outras informações, por favor, procure o Setor de FIES, na Pró-reitoria Estudantil, ou ligue no 3625-4126. 😉

  29. Renata!!

    Olá, tenho união estável, mas apenas eu tenho renda. Qual financiamento eu posso adquirir pelo fies? Pode ser o fundo garantidor?

  30. vivian

    Boa tarde, Renata,

    O percentual e o tipo de fiança aos quais você tem direito são indicados pelo próprio SisFIES no ato da inscrição no site. Você pode inscrever-se no link http://bit.ly/1sbQvvY

    A qualquer dúvida, estamos à disposição. 😉

  31. patricia

    Ola.. se eu tenho restricao no meu cpf posso solicitar o fies? tem algum problema?

  32. tarso

    Possuo união estável documentada em cartório.
    Posso ser fiador para minha namorada?
    Moramos juntos, Minha renda entra na renda bruta dela?

  33. Thays

    ola, esqueci de pagar as 3 ultimas parcelas trimestrais do fies pq como so uso a conta do banco pro fies nem me lembrei 🙁 fiz o aditamento normal periodo passado mas nesse n consegui fazer. sera q vou perder o fies por conta desse atraso ??? ou sera que o banco aceitaria o pagamento de todas as taxas de uma vez ?
    #vacilomeu 🙁

  34. vivian

    Bom dia, Thays,

    Por favor, procure a agência bancária em que assinou o contrato do FIES e regularize sua situação. Os pagamentos pendentes impossibilitam a validação de seu aditamento. 🙁
    Assim que você efetuar os pagamentos, espere três dias úteis e compareça ao Setor de FIES, na Pró-reitoria Estudantil, para realizar a renovação do seu financiamento para o 2º semestre de 2014. 😉

  35. vivian

    Bom dia, Tarso,

    Como você possui um Contrato de União Estável com a aluna que pretende aderir ao FIES, não é possível que você seja fiador dela. Isso porque você faz parte do grupo familiar e tem a renda comprometida com a da aluna.
    Para ser fiador de um contrato de Financiamento Estudantil é necessário que o candidato tenha duas vezes, de renda, o valor da mensalidade do curso da aluna e pode ser qualquer pessoa – desde que não seja cônjuge ou que possua restrição no CPF e/ou tenha renda comprometida com outro financiamento. 😉

  36. vivian

    Bom dia, Patricia,

    A restrição no CPF impossibilita que a pessoa seja fiadora de um contrato de FIES, mas não de aderir ao Financiamento Estudantil. 😉

  37. Karol

    Eu coloquei minha renda familiar bruta errada e me ligaram da universidade pedindo pra que eu alterasse no site pra eles poderem me encaminhar pro banco, mas eu não acho a opção de modificar isso no site. Como eu faço?

  38. vivian

    Boa tarde, Karol,

    Para que você possa alterar sua inscrição no FIES é preciso esperar que a mesma vença ou compareça ao Setor de FIES, na Pró-reitoria Estudantil, para que a sua ficha seja reaberta 😉

  39. tarso

    possuo renda bruta no total de 3400,00, a mensalidade com desconto esta em 480,00, consigo alguma porcentagem no financiamento?

  40. Maycon Farias

    Boa tarde, so fiador de uma pessoa no fies, mas quero tirar o meu nome porque preciso financiar uma casa, e essa pessoa nao esta nem ai para isso, como posso proceder pra retirar meu nome de fiador? E sera que na hora de financiar a casa vai atrapalhar?

  41. vivian

    Bom dia, Tarso,

    Ao realizar sua inscrição no SisFIES Portal o próprio sistema indica os percentuais aos quais você tem direito. Para mais informações ligue ou compareça ao Setor de FIES da UNITAU.
    Os contatos do setor são:
    * Telefone: 3625-4126.
    * Endereço: Rua Barão da Pedra Negra, Nº 162, Centro – Taubaté-SP
    🙂

  42. vivian

    Bom dia, Maycon,

    Para trocar o fiador no FIES é preciso que o aluno, com contrato de Financiamento Estudantil, realize o procedimento no momento da renovação ou Aditamento. Para mais informações sobre possíveis empecilhos que a fiança pode lhe trazer, você pode procurar a agência bancária em que assinou o contrato.

    😉

  43. Sabrina

    Oi, na minha casa somente meu pai tem renda, então a minha renda familiar vem somente dele (somos em 3 pessoas), e ele tem cnpj (uma micro empresa). Gostaria de saber se eu consigo o fies com a renda vindo somente dele e se ele mesmo pode ser meu fiador… Aguardo a resposta e agradeço desde já.

  44. vivian

    Olá, Sabrina,

    Seu pai pode sim ser a única renda da sua família e para ser seu fiador ele precisa ter de renda duas vezes o valor da mensalidade do seu curso. Para outras informações, ligue para (12) 3625-4126. 😉

  45. Sabrina

    Então Vivian, mas por ele ser autônomo, teria algum jeito de comprovar a renda? Me sinto perdida, pois ele me fala que não tem como provar o que ganha. Obrigada

  46. vivian

    Bom dia, Sabrina,

    Você pode conferir na agência bancária onde você irá assinar o contrato do FIES, geralmente, eles pedem pró-labore, decore (ambos documentos feitos em contador) ou ainda declaração de Imposto de Renda. 😉

  47. Andressa

    Olá,quero esclarecer uma dúvida!
    Meu fiador faleceu terei que incluir um novo fiador,mas estou com uma pendência no meu CPF,será que isso vai interferir na troca de fiador?

  48. vivian

    Olá, Andressa,

    Para a troca do fiador é necessário que a pessoa que irá substituir o antigo fiador não possua restrições no CPF, e, quanto a sua pendência, se ela não for relativa ao FIES, não haverá problemas. Para mais informações, consulte a agência bancária em que você assinou o contrato do Financiamento Estudantil 😉

  49. lucas

    Ola , gostaria de saber se posso efetuar o aditamento com o nome no scpc ? Sou optante pelo fundo garantidor . Sem fiador . Tenho fies desde o comeco do ano.

  50. vivian

    Olá, Lucas!

    Se a pendência no CPF não se referir ao fiador, não há problemas para realizar o seu aditamento. 🙂

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *