Quero fazer Ciências Contábeis, e agora?

O profissional de Ciências Contábeis é responsável por cuidar das contas de uma empresa, controlando os lucros; as despesas; as vendas e os investimentos de uma instituição.

Na Universidade de Taubaté (UNITAU) o curso de oito semestres é um dos mais tradicionais, e além de ensinar a gestão financeira de empresas, os alunos aprendem também a analisar os eventos econômicos e suas consequências.

Os estudantes ainda podem desfrutar de aulas práticas e de parcerias com organizações. “Os alunos realizam a prestação de serviços à comunidade na elaboração de declarações do Imposto de Renda de pessoa física. Há também o convênio com a Receita Federal para qualificação profissional dos estudantes, por meio Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)”, esclarece a Profa. Ma. Ângela Maria Ribeiro, coordenadora do curso.

O contador pode seguir carreira nas áreas de consultoria, controladoria, execução contábil, pericia e auditoria. Em organizações públicas ou privadas o profissional pode atuar na área contábil de execução, assistência tributária e gerenciamento financeiro.

Formado em 2014, o ex-aluno de Ciências Contábeis, Luiz Henrique França de Souza, é um grande exemplo de carreira bem sucedida. “Eu comecei estagiando em um escritório de contabilidade, fui efetivado e depois fui convidado para ser sócio desse escritório, que é o que eu estou até hoje”, afirma Luiz Henrique.

“Na época eu estudava para o concurso da Receita Federal, acabei não prestando esse concurso e me identifiquei com a Contabilidade e me matriculei no curso de Contábeis”, destaca o formado. Luiz Henrique também é graduado em Matemática e já tinha contato com a área de Contábeis devido ao curso técnico que já havia feito.

O que o ex-aluno mais gosta em seu serviço é diversidade de setores que a contabilidade abrange. “A contabilidade possibilita ter uma diversificação da profissão, e não ficar só engessado em apenas um aspecto. Eu acho que essa diversificação permite que a gente não caia naquela rotina de trabalho, de sempre fazer a mesma coisa”, finaliza Luiz Henrique.

Julia Carvalho

ACOM / UNITAU

 

Foto: Leonardo Oliveira / ACOM

 

 

 

 

 

 

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *