Quero fazer Psicologia, e agora?

Há 40 anos, o curso de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) forma profissionais que estudam indivíduos, grupos, organizações e comunidades sobre os quais irá intervir.

Entre aulas teóricas, atividades práticas e estágio supervisionado, os alunos do curso têm a oportunidade de compreender a função social da profissão e se adequar à realidade socioeconômica e cultural da população. “O curso oferece sólida formação acadêmica, que se pauta em ampla e consistente compreensão teórico-prática do fenômeno psicológico”, explica a diretora do curso, Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira.

As pesquisas de iniciação científica também são parte fundamental da graduação, pois o aluno tem a oportunidade de se aprofundar em uma área do conhecimento da Psicologia. Além disso, a Universidade também oferece o Centro de Psicologia Aplicada (CEPA), onde os alunos realizam seus estágios supervisionados nas áreas de saúde, educação e gestão.

Entre as áreas de atuação do profissional, em um mercado de trabalho que está em constante expansão, o psicólogo pode se inserir na psicologia clínica, escolar, organizacional, social, institucional, jurídica, entre diversas outras. “O psicólogo é o profissional especialmente capacitado para trabalhar com o ser humano e contribuir para a promoção de saúde e qualidade de vida das pessoas e comunidades”, ressalta a professora.

“Há um número significativo de aprovações de nossos ex-alunos em concursos públicos, processos seletivos de escolas, organizações privadas e programas de pós-graduação, além da consolidação como profissionais liberais”, destaca a diretora do curso, que também espera a chegada de novos alunos para participar de Pedagógicas, Jornadas e Mostras Científicas. “Estamos prontos para recebê-los e acompanhá-los nesta fascinante jornada de formação”.

Para quem quer seguir carreira na área, o ex-aluno Guilherme Donegatti é um ótimo exemplo. Ele sente que foi a Psicologia quem o escolheu, e após compreender o curso e se autoconhecer, acredita que entrar para a área foi uma decisão correta.

O dissente conta que a escolha de estudar na Universidade foi tomada depois de muito estudo e uma pesquisa meticulosa por uma instituição que atendesse todas as necessidades desejadas por ele. “Mais do que o ensino de qualidade, outro fator decisivo foi o porte da universidade que, em meu entendimento, permite uma atenção próxima ao aluno.”

Atualmente, Guilherme atua como coaching pessoal e profissional, além de empreender no ramo de treinamento em desenvolvimento pessoal e gerencial. “O aspecto essencial para a definição de minha trajetória profissional foi o desenvolvimento contínuo do autoconhecimento e consciência das minhas expectativas e valores pessoais”, ressalta o ex-aluno.

Entre os maiores desafios no período da graduação estava a dificuldade em conciliar a jornada de trabalho com o período de aulas práticas e teóricas na Universidade. “Na medida em que se fragmenta todo o conteúdo demandado para estudo em todo o ano letivo, o aluno é capaz de se dedicar ao sem grandes prejuízos em sua vida profissional e pessoal”, conta.

A trajetória profissional de Guilherme é marcada pelas experiências que viveu, atuando desde multinacionais do Vale do Paraíba até organizações não governamentais sem fins lucrativos. “Muitas falsas oportunidades surgiram e se tornaram atrativas por questões financeiras ou outras diversas”, frisa. “O foco em meu perfil pessoal e profissional sempre me fez recordar primeiramente de quem sou e quem quero ser”, conclui o psicólogo.

Para quem está começando a cursar Psicologia, o ex-aluno recomenda possuir conhecimento, habilidade, atitude, expectativa e valor. “O conhecimento destes fatores nunca será completo, já que estão expostos a mudanças de acordo com suas experiências pessoais e profissionais, porém certamente isso lhe deixará mais confiante e preparado para os desafios da formação acadêmica e, posteriormente, mercado de trabalho”, finaliza Guilherme.

Felipe Rodrigues

ACOM/UNITAU

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *