Conheça as obras literárias do Vestibular de Verão da UNITAU

A Universidade de Taubaté (UNITAU) tem como base oito obras literárias obrigatórias para o Vestibular de Verão 2018, que fornecem uma visão diferenciada sobre o nosso dia-dia.

As obras são modificadas a cada três anos e seguem o critério de trabalhar com textos que geralmente são exigidos no Ensino Médio. A escolha das obras é pela alta qualidade literária, todas clássicas e consideradas referências.

A Profa. Ma. Deise Nancy Urias de Morais, professora de Língua Portuguesa e de Literatura da UNITAU ressalta que, em linhas gerais, a elaboração das questões da prova rodeiam duas possibilidades, a checagem de leitura e a capacidade de o candidato estabelecer relações do conteúdo da obra com o mundo. “O vestibulando precisa se manter atualizado, a nossa prova dialoga com questões atuais. Tem que permanecer informado e ser capaz de usar essa informação para analisar de maneira crítica os eventos e os fatos do mundo”, afirma a docente.

“Para quem vai ler as obras ainda, a dica é ler marcando as características essenciais e estruturais da obra, como os personagens, o narrador, o espaço, o tempo, o ambiente, a narração e o conteúdo e então, estabelecer relação com nossa vida”, auxilia Deise.

Obras literárias do vestibular de Verão de 2018: 

Libertinagem (Manuel Bandeira) Poesia

O guardador de rebanhos (Fernando Pessoa) Poesia

Casa de pensão (Aluísio Azevedo) Romance

O alienista, Teoria do medalhão, Uns braços e O enfermeiro (Machado de Assis) Conto

Capitães da areia (Jorge Amado) Romance

A hora e a vez de Augusto Matraga (João Guimarães Rosa) Conto

O último voo do Flamingo (Mia Couto) Romance

Primeiro de maio, Vestida de preto (Mário de Andrade) Conto

Alan Kevin

PRE/UNITAU

Foto: Ariel Marcon

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *