Programa de trainee oferece oportunidade de estágio com vantagens

A Universidade de Taubaté (UNITAU) fornece várias opções para o estudante entrar no mercado de trabalho. Uma delas é o programa de trainee, que dá oportunidades ao participante de receber treinamentos, adquirindo conhecimento para ocupar cargos de liderança. As empresas, geralmente, buscam jovens que vão concluir o Ensino Superior em até um ano, ou que já o terminaram há, no máximo, três anos.

A Profa. Esp. Andréia Gomes, responsável pelo Núcleo de Oportunidades, alerta que, para entrar no programa, é necessário ficar de olho no portal que informa vagas da Universidade. “Primeiro, é preciso ficar atento no Núcleo de Oportunidades da UNITAU, depois, fazer o cadastro na empresa pretendida e, a partir daí, preparar-se para as provas”.

Cada empresa tem um processo seletivo diferente e que pode durar até quatro meses, pois suas necessidades são distintas. Algumas dessas etapas se parecem, tais como testes on-line de idiomas de raciocínio lógico, dinâmicas de grupos, entrevistas com RH ou gestores e painéis de negócios.

“É uma grande oportunidade de complementar a formação profissional, geralmente voltada para o desenvolvimento de lideranças, promovendo conhecimentos de diferentes áreas, unidades e filiais da empresa e até vivência internacional, dependendo do programa”, ressalta Andréia, ao mostrar a importância que o programa tem para os alunos e ex-alunos da UNITAU.

As características que as empresas geralmente procuram é o dinamismo, a aprendizagem rápida, a criatividade, a ousadia, a pró-atividade, a facilidade para trabalhar em grupo e a flexibilidade.

A ex-aluna de Relações Públicas da UNITAU Milena Mello foi uma das favorecidas pelo programa, ela trabalhou na Riachuelo como trainee e sabe bem como é o processo de seleção. “Foram oito fases e percebi que o que fez eu passar foi ser eu mesma. As provas são dinâmicas e se você não for o que é, não dará certo. A Universidade me ajudou muito a ter um olhar de liderança, a ser eu mesma”, realça Milena.

O programa, na maioria das vezes, oferece, além de oportunidade de capacitação e aprendizado, bons salários, previdência privada, assistência médica, auxílio alimentação e transporte.

No caso de Milena, a experiência foi além do local onde atuou. Durante o programa, ela foi para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, a trabalho e conheceu um pedaço do Brasil. “A gente acha que a gente conhece tudo, o Brasil, mas não conhece. Fui num lugar totalmente diferente e aprendi muito, foi um momento de amadurecimento!”, lembra Milena Mello.

Diversas empresas estão com inscrições abertas para o programa de trainee e o Núcleo de Oportunidades da UNITAU está sempre mostrando essas vagas e empresas.

Alan Kevin
PRE/UNITAU

Foto: Acervo UNITAU

Tags:     , ,

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *