Arquitetura e Urbanismo: projetando sonhos

Desenhar, planejar, projetar e executar. Estas são algumas das principais funções de um arquiteto e, se você se identificou com alguma delas, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a área.

Esse curso é para mim?

O curso de Arquitetura e Urbanismo une a formação artística, técnica e humanística do profissional. O aluno é preparado para atender às diversas áreas do mercado de trabalho atual, cada vez mais preocupado com as questões ambientais. O profissional deve estar sempre atento no que diz respeito à busca de novas alternativas, novos materiais, além da preocupação com a sustentabilidade e a qualidade de vida, levando em conta também os aspectos históricos, culturais e estéticos.

Com o que vou trabalhar?

O arquiteto projeta casas e prédios, sempre levando em conta a funcionalidade, o conforto, a beleza (claro), mas sem deixar de lado a sustentabilidade. Oferecer projetos que apresentem uma boa relação entre custo e benefício também é missão desse profissional.

Além disso, com a formação de urbanista, o arquiteto pode planejar o espaço público, indo além das moradias, atuando em questões como mobilidade urbana e saneamento básico. Nestes casos, a atuação do arquiteto se dá dentro de organizações públicas, como prefeituras, e a conquista das vagas é por concurso público.

E a grana?

Em média, o salário de um arquiteto em início de carreira fica entre R$ 3 e 5 mil.Para exercer a profissão, além da graduação, é necessário ter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região onde atua.

Onde estudar?

A Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece o curso de Arquitetura e Urbanismo, formando um profissional completo para atuar nas várias frentes da profissão. O curso é oferecido em período integral e o corpo docente é composto por professores mestres e doutores, que acumulam experiências acadêmicas e práticas.

Unindo a teoria à prática durante o curso, o aluno tem a possibilidade de participar de dois núcleos de pesquisa reconhecidos na região: o Núcleo de Habitação e Desenvolvimento Humano (NHDU), em que são desenvolvidos estudos nas áreas de questão habitacional e urbana, e o Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural (NPPC), realizando discussões e elaborando projetos de restauração de importantes prédios históricos.

Giovanna Madureira
ACOM/UNITAU

Foto: Acervo/UNITAU

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *