Curso de Medicina é pioneiro no oferecimento de disciplina

O curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) tem em sua grade curricular, desde 2016, a disciplina “Medicina e espiritualidade”, sendo a primeira instituição no Brasil a oferecer essa matéria aos universitários. A disciplina existe desde 2011, mas era optativa e possuía um número limitado de vagas. O objetivo da matéria é levar, para a área médica, o entendimento das questões espirituais e sua relação com a saúde.

O conteúdo aborda a medicina de uma forma diferenciada, menos técnica, e isso atrai os estudantes. “Eu gosto muito dessa aula e consigo trazê-la para a minha vida, não só na minha formação, mas também aplico no dia a dia”, ressalta Amanda Alvarenga, aluna do 4º período de Medicina.

O Prof. Me. Alexandre Serafim é responsável pelas aulas e julga essencial o ensinamento da espiritualidade dentro da Universidade. “A disciplina é muito importante para que os universitários sejam médicos mais humanos”, finaliza o docente.

Em levantamento feito em 2012, pelo professor Giancarlo Lucchetti da Universidade de Juiz de Fora e publicado na revista BCM Medical Education, mostra que 90% das escolas médicas americanas têm a disciplina de espiritualidade na grade curricular. Na mesma publicação, 59% das faculdades de medicina do Reino Unido e apenas 10% das brasileiras ministram a disciplina, sendo a UNITAU pioneira no oferecimento desta disciplina no Brasil.

Heloisa Costa
ACOM/ UNITAU

Imagem: Heloisa Costa/ACOM

 

Tags:     ,

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *