Aluno de Direito participa de estágio voluntário na Palestina

Aluno do Direito conta um pouco do processo de seleção. Foto: arquivo pessoal

O processo seletivo contava com inscrição, entrevista em inglês e um final de semana de preparação obrigatório. “Eu fiquei o final de semana inteiro lá, sem saber se iria ou não, mas depois disso fiquei sabendo que tinha sido aprovado”, relata Matheus.

Após a seleção, Matheus precisou arrecadar dinheiro para cobrir os custos da viagem. “A ONG incentiva muito os processos de arrecadação, eu fiz uma rifa de uma cesta de natal, fiz todo mundo da minha família comprar”, contou, aos risos.

A viagem durou 45 dias. Nos primeiros dez dias, o programa educacional incluiu uma viagem pela Cisjordânia, por pontos específicos. O roteiro incluiu também palestras com os militantes da causa da Palestina. Após esses dias Matheus se propôs a fazer um estágio voluntário na cidade de Ramallah. “Cada um desenvolveu um estágio e experiências completamente diferentes, trabalhei com situações especificas, dos palestinos jeruzalemitas”, conta o estudante de Direito.

A ONG Civic Coalition, responsável pelos estágios que Rodrigues realizou durante o período que esteve fora, trabalha com campanhas, projetos e tarefas voltadas para denúncias sobre os abusos de direitos humanos. “Eu fui para lá pesquisar sobre os abusos que crianças palestinas que vivem em Jerusalém sofrem. Como já tinha conhecimento de Direitos Internacional e Direitos Humanos por conta da faculdade isso me ajudou muito”, esclarece o aluno.

Apesar de ser uma viagem para um lugar desconhecido e fora da realidade, Rodrigues passou por diversas situações tristes. “Todos os dias via militares com armas apontadas para crianças”,  conta Matheus.

Matheus Rodrigues, estudante de Direito
Matheus Rodrigues, estudante de Direito

O aluno que está no penúltimo semestre, já tinha definido o tema do Trabalho de Graduação, que irá abordar a religião dentro do processo legislativo. Mas, depois de 20 dias do intercambio, decidiu englobar Israel em seu trabalhado de graduação. ”Decidi ampliar a pesquisa fazendo um estudo de caso tanto do Brasil, já que vinha estudando, como a instrumentalização da religião no estado de Israel, com o Judaísmo”, comentou.

Matheus Rodrigues irá realizar uma palestra para os alunos do curso de Direito, para dividir a experiência com os colegas de faculdade.

Francine Eustachio

ACOM/UNITAU

(Foto: Francine Eustachio/ACOM)

Tags:     , , ,

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *