Redação: Vamos conectar as ideias?

Se a redação ainda é um pesadelo a ser vencido, aprender algumas técnicas nunca é demais, certo? Uma boa saída é manter todas as etapas da redação interligadas. Assim, o desenvolvimento é continuação da introdução e a conclusão resgata a ideia proposta no início do texto. Confuso? Vamos por tópicos:

– Introdução: Tente começar fazendo um paralelo entre o tema proposto para a redação e algum fato histórico ou assunto da atualidade, se houver a apresentação de uma coletânea de textos, também é possível usá-la. Isso já deixará seu texto diferenciado da maioria das redações.

– Desenvolvimento: Na hora de argumentar sobre o tema proposto, dê sequência a ideia exposta na introdução e tente usar a intertextualidade e/ou a interdisciplinaridade, ou seja, textos e/ou conceitos de outras disciplinas, que podem colaborar para a construção desse argumento.

O desenvolvimento tem de dois a quatro parágrafos.

– Conclusão: É o fechamento da redação. Nesse momento é importante retomar a ideia inicial do texto e, em algumas redações como a do Enem, é fundamental fazer uma proposta de intervenção, especificando quais ações devem ser tomadas e por quem as deve por em prática.
É importante lembrar que para se dar bem na redação, é necessário muito treino. Tente escrever pelo menos uma redação por semana e sempre peça para alguém ler, quando não tiver um professor para corrigir, peça a um amigo para ler o seu texto. Anote as considerações feitas e não esqueça de colocá-las em prática! 😉
Para quem já terminou o Ensino Médio, é hora de investir no futuro e buscar por uma profissão. As inscrições do Vestibular de Inverno UNITAU estão abertas, fique atento aos prazos:

Medicina: até 17/06/2016

Cursos: até 08/07/2016

Boa sorte! #VestibularUNITAU #Inscreva-se #PartiuFacul 😀

Vestibular
UNITAU

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *