#UNITAUExplica: Dia das Mães ✿♥❁

Vestibular UNITAU_Dia das Mães

Domingo é dia do “Acorda, senão você vai se atrasar!”, do “Já fez o dever de casa?”, mas também do “Tá levando o agasalho?”, do “Volta cedo!?”. Quem não já ouviu essas frases de amor e carinho incondicionais daquela que está ali para o que der e vier, que segura a barra, que dá bronca, que apoia e que nos pega pela mão quando estamos inseguros?

São três letrinhas, nada mais, e nelas cabe o infinito, diria o filho da D. Virgínia, Mário Quintana. Renovadora e reveladora do mundo, a humanidade se renova no teu ventre, poetizou a filha da D. Jacinta, Cora Coralina. Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga, escrevera o poeta, filho da D. Julieta, Carlos Drummond de Andrade.

Assim, os grandes poetas brasileiros se referiram àquela cujas origens das celebrações se perderam no tempo. As comemorações ao Dia das Mães estão ligadas ao culto às Deusas (da fertilidade, da colheita) já na Idade Antiga. No começo do século XX, nos Estados Unidos, a Prof.ª Anna Jarvis ficara muito triste ao perder a sua mãe, foi quando os amigos de Anna organizaram uma celebração em homenagem a mãe da professora. Os festejos foram tão importantes para Anna Jarvis que ela quis que o evento se estendesse a todas as mães. E sua vontade se tornou realidade quando o governador do estado da Virgínia (EUA) oficializou o primeiro Dia das Mães na data de 26 de abril de 1910.

No Brasil, a primeira celebração do Dia das Mães foi comemorada em 12 de maio de 1918, pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre (RS). Em 1932, o presidente Getúlio Vargas instituiu o segundo domingo de maio como a data oficial para as comemorações de Dia das Mães em todo o país.

Atualmente, muitos países homenageiam as mães, nem sempre na mesma data em que nós o fazemos, porque afinal, como canta a filha da D.Morgada, Adriana calcanhoto, todo mundo teve mãe, índios, africanos e alemães. Nero, Che Guevara, Pinochet e também eu e você!

✽✿❀❁✽✿❀❁

Quer dar mais motivos para sua mãe ficar orgulhosa de você? Inscreva-se para o Vestibular de Inverno UNITAU 2015! #VestibularUNITAU #Inscreva-se #OrgulhoDaMamãe

            Vestibular
UNITAU

Tags:     , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *