Bacharelado ou Licenciatura?

Bacharelado ou Licenciatura

Você sabe a diferença entre as modalidades de graduação? A conclusão de uma graduação no Ensino Superior concede ao aluno certificado, diploma profissional ou grau acadêmico, com o qual o profissional poderá exercer a profissão que escolheu. São três as modalidades de graduação: a licenciatura, o bacharelado e o tecnológico.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cursos tecnológicos, também conhecidos como tecnólogos, são considerados como curso superior e se diferenciam dos cursos técnicos. A diferença é que o curso tecnológico tem uma duração menor do que os cursos de bacharelado e licenciatura, isso porque essa modalidade costuma apresentar uma abordagem mais direcionada para a prática da área escolhida.

Os cursos de licenciatura e de bacharelado também são “confundidos” em relação à caracterização de cada um. O curso de licenciatura, por exemplo, apresenta grande parte do currículo do curso de bacharelado, e ambos costumam ter a mesma duração. No entanto, a diferença curricular entre as duas modalidades está no fato de que, na licenciatura, as matérias de cunho pedagógico estão presentes, por isso os profissionais licenciados são aptos a ministrar aulas tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

Por outro lado, o curso de bacharelado propõe um estudo mais amplo sobre a área escolhida, ou seja: o aluno adquire conhecimentos a respeito de todos os assuntos e áreas de atuação daquela profissão. Dessa forma, o bacharel pode atuar em diversas vertentes de uma mesma profissão após o término do curso – menos na docência.

Para o professor Carlos Eduardo Reis Rezende, atuante na área de Gestão Educacional e Humanidades junto ao Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté, atualmente, as instituições de ensino têm tido uma preocupação maior em diferenciar as duas modalidades. “Desde suas propagandas institucionais, as universidades têm esclarecido essa diferença e, por isso, hoje os alunos prestam o vestibular já conhecendo e sabendo qual modalidade pretendem optar”, comentou.

Portanto, a diferença básica entre uma modalidade e outra é que em uma delas você se formará para ser professor e seguir carreira acadêmica, e, na outra, sua formação será voltada para áreas não ligadas ao ensino.

 Amanda Simpson

EPTS/UNITAU

Tags:     ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *