Construindo o futuro: licenciatura UNITAU ;)

Letras_UNITAU

“Amo-te, ó rude e doloroso idioma,/ em que da voz materna ouvi: ‘meu filho!’” A Língua Portuguesa, de Olavo Bilac e de outros 244 milhões de habitantes ao redor do mundo, é uma das paixões de Marinara Leite dos Santos, uma jovem taubateana que sempre sonhou em se tornar professora.

No ano de 2012, a estudante decidiu realizar seu sonho e ingressou no curso de licenciatura em Letras, pela Universidade de Taubaté. “Escolhi a UNITAU pela localização, pela qualidade e pelas diversas bolsas que a instituição oferece”, comenta Marinara, aluna do 3º ano e contemplada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica e oferece bolsas de estudos a estudantes de cursos de licenciatura. No Pibid, os alunos desenvolvem atividades didático-pedagógicas em escolas da rede pública de ensino, sob a orientação de dois professores, um da UNITAU e outro da escola em que os universitários atuam. A Marinara ficou sabendo do projeto por colegas do Departamento de Ciências Sociais e Letras, onde estuda, e não perdeu tempo para se inscrever! (:Mari

“Comecei a trabalhar pelo Pibid em de março de 2012, na Escola Estadual Professor Roque de Castro Reis. Fiquei dois anos lá. Hoje estou em outra escola estadual, a Félix Guisard Filho”, contou a jovem. “Como ‘pibidiana’ eu descobri a essência e o significado da profissão docente. Descobri que os ensinamentos ultrapassam as linhas do caderno; na escola aprende-se a ser ‘gente’, a lidar com ‘gente’ e a amar ‘gente’”, salienta Marinara.

Nas escolas estaduais em que atua, a estudante desenvolve atividades que buscam fugir da monotonia e do tradicionalismo. “Todo dia há um desafio novo a ser enfrentado”, comenta a acadêmica. Como professora, Marinara transmite seu conhecimento aos estudantes, mas também aprende com eles. “Os alunos nos ensinam a conviver e a lidar com pessoas diferentes uma das outras, ou com qualquer imprevisto que surja e nos exija ação imediata”, revela a universitária.

E você? Já pensou em ser professor e ajudar a construir o futuro do nosso país, como a Marinara? Na UNITAU, você está perto de quem busca qualidade! #PartiuLicenciatura #VemPraUNITAU #VestibularDeVerão

Matheus Felizari

Vestibular/UNITAU

Tags:     , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *