Letras abrindo portas internacionais \o/

João Pedro_AlunoUNITAU

Um sobrinho órfão que ambiciona herdar a coroa e o reinado do tio. Uma bruxa madrinha. Um baú mágico que guarda uma grande aventura. Uma história fantástica digna do país das maravilhas de Alice e Lewis Carroll. Esse é o enredo que está envolvendo milhares de leitores, todos levados pelas palavras de João Pedro Venâncio, um jovem autor estreante nas prateleiras das livrarias de todo país.

Natural de São Bento do Sapucaí, cidade localizada na Serra da Mantiqueira, João Pedro lançou o seu primeiro livro em 2014. A estreia, em grande estilo, como escritor e ilustrador, aconteceu no dia 30 de agosto na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, em São Paulo — tudo isso antes mesmo de ele completar dezoito anos de idade. Aluno da Universidade de Taubaté, João cursa o segundo semestre de Letras e escreveu seu primeiro livro aos 13 anos, mas foi com O Baú do Rei que suas histórias ganharam os países falantes do português.

Tudo começou em abril de 2012 e, ao final de 2013, as criaturas fantásticas viventes num baú mágico foram descobertas pela Chiado Editora, uma das maiores editoras de livros em língua portuguesa do mundo, com sede em Lisboa, Portugal. Com o sonho de ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho tornando-se realidade, João conta um pouco mais sobre como surgiu O Baú do Rei e sobre o futuro.

João, como surgiu o sonho de se tornar escritor?

J. P. Venâncio: Na verdade, sequer consigo me lembrar, de tão enraizado que está em minha infância. Eu nem mesmo tinha consciência de que ser escritor ou ilustrador poderiam ser profissões; eu simplesmente amava exercitar a criatividade.

Como foi criar O Baú do Rei?

J.P.: A inspiração começou pela minha afinidade com todo o universo fantástico. Sou apaixonado por ficção, pela realidade inventada. Então, elaborar uma história na qual a magia e a fantasia possuíssem um papel tão importante, seria o “playground” perfeito para mim. Foi assim que me inspirei para escrever O Baú do Rei.

Como é a sensação de ter uma obra publicada com projeção internacional?

J.P.: Sinto como se colhesse os frutos uma verdadeira batalha. Sempre imaginei essa empreitada como uma grande aventura. Então, é como viver agora o grande clímax da primeira etapa da minha carreira. E, certamente, é um clímax inimaginável, uma grande reviravolta. Para mim, já bastaria se fosse uma simples editora brasileira! Então, sorvo dessa experiência com muita gratidão.

Quais considerações faria a quem pretende se tornar um escritor ou escritora?

J.P.: Uma citação clara e extremamente expressiva de Walt Disney: “If you can dream it, you can do it” (se você pode sonhar algo, você pode fazê-lo). A frase pode parecer demasiadamente simplista, mas é capaz de acionar o grande gatilho de qualquer realização.

Gostou? Se você fizer uma busca no google verá que há diversas resenhas sobre “O baú do Rei”, é muita gente falando bem da história e das ilustrações do João Pedro! 😀

Tá vendo, as letras abrem muitas portas! #PartiuLicenciatura #VouFazerLetras #VemPraUNITAU #VestibularDeVerão #2015

Matheus Felizari

Copesa/UNITAU

Tags:     , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *