#ENEM: As inscrições encerram hoje

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a porta de entrada para vários programas do Governo Federal, entre eles estão o Financiamento Estudantil (FIES) e o Ciências Sem Fronteiras. As inscrições, que estão abertas desde o dia 12, vão até hoje, 23 de maio, às 23h59, e são feitas exclusivamente pelo site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/.

A taxa de inscrição do ENEM é de R$35, com isenção do pagamento para todos os estudantes concluintes do Ensino Médio em escolas públicas e para os que comprovarem ter renda familiar inferior a R$ 1.086. Para os candidatos pagantes, o boleto deve ser pago até o dia 28 de maio. Os participantes poderão consultar ou imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova, informando seu CPF e senha – cadastrada no ato da inscrição.

O ENEM é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. As provas acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro. No dia 8, serão avaliados os conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, dia 9, as aptidões analisadas serão sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

No dia da prova, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. A orientação do Ministério da Educação (MEC) é para que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h (horário oficial de Brasília), pois será proibida a entrada após o fechamento dos portões.

O ENEM é obrigatório para todos os interessados em aderir ao FIES e ao Ciências Sem Fronteiras, que terminaram o Ensino Médio a partir de 2009. Assim, se você está concluindo o 3º ano em 2014 ou concluiu a menos de cinco anos e quer financiar seus estudos ou pretende realizar um estágio no exterior para conhecer outras tecnologias e meios de inovação, agora é hora de investir no seu futuro e inscrever-se no ENEM 2014!

 

Patricia Zandonadi

Copesa/UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *