#AssimSurgiu: O Dia do Trabalho

 

Primeiro de Maio é feriado, oba! Dia de acordar mais tarde, de sair com os amigos, de não ter hora para fazer nada, de estudar… Ops, estudar!? Pois é o feriado é uma ótima oportunidade de colocar os estudos em dia e, assim, chegar bem preparado no dia do vestibular.

O #AssimSurgiu será o nosso espaço, aqui no blog do SAV, para contar como surgiram as datas comemorativas, ou se preferirem, os nossos Feriados!

Então, vamos estudar um pouco de história?

O Dia do Trabalho é um momento para relembrar e refletir sobre leis trabalhistas, normas e regras do trabalho. Mas até o ano de 1886, os trabalhadores não exigiam seus direitos, foi quando uma manifestação de operários tomou as ruas de Chicago (EUA).

Era 1º de maio e milhares de operários protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a longa carga horária a qual eram submetidos (cerca de 13 horas diárias). O protesto paralisou os Estados Unidos. Em 3 de maio, aconteceram vários confrontos entre os manifestantes e a polícia. Um dia depois, os conflitos se intensificaram, resultando na morte de manifestantes e deixando vários outros feridos.

Esses dias foram marcantes na história de luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Em 20 de junho de 1889, para homenagear os operários mortos durante os confrontos e lutar pela diminuição das jornadas de trabalho, uma central sindical conhecida como Segunda Internacional, reunida em Paris, instituiu o Dia Mundial do Trabalho, comemorado em 1º de maio de cada ano.

No Brasil, a data foi oficializada somente em setembro de 1925, após a criação de um decreto assinado pelo presidente Artur Bernardes e a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício aos trabalhadores passaram a ser anunciadas nesse dia. Atualmente, 1° de maio é considerado como o Dia do Trabalho, em diversos países, sendo considerado feriado em muitos deles.

 

Esta é a história por trás do feriado do Dia do Trabalho.

O #AssimSurgiu aparecerá por aqui no próximo feriado. Bons estudos vestibulandos! =)

 

 Diego Oliveira

Copesa/UNITAU

Tags:     ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *