Economia verde emprega milhões de trabalhadores

 
Combate ao desmatamento e à depredação do ecossistema, escassez mundial de água e energia, elevação dos índices de aquecimento global são temas cada vez mais pautados pela mídia. Diante disso, investimentos em sustentabilidade e conscientização sobre responsabilidade social tomaram conta das empresas que têm assimilado uma postura ética com relação aos aspectos ambientais e sociais.

 

Em diversas organizações, a consciência ambiental já faz parte da rotina dos funcionários e dos processos de desenvolvimento de produtos e serviços. Entretanto, a maioria desses colaboradores envolvidos nem sempre tem formação específica na área de meio ambiente. Por ser um setor transdisciplinar, há espaço para diversos perfis e formações variadas, como Engenharia Ambiental, Biologia, Economia, Geografia, Direito, Jornalismo, entre tantas outras.

 

Quem pretende investir ou se especializar nesse setor tem um campo bastante promissor a trilhar. Atualmente, a economia verde emprega 2.970 milhões de pessoas e deve abrir cerca de 25 milhões de postos de trabalho até 2030, segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 
Para obter uma boa chance no mercado é necessário preparo e perfil para trabalhar com o meio ambiente. O profissional deve, principalmente, identificar-se com a causa e acreditar que é possível desempenhar atividades para que os impactos no ecossistema sejam controlados. Habilidade para trabalhar em equipe, domínio de outros idiomas e programas computacionais, além de disponibilidade para viagens e capacidade de inovação são requisitos bastante valorizados na área.

 
Se você atende esses requisitos, invista em sua carreira e garanta o seu emprego!

 
Patricia Zandonadi
PRE / UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *